As Inscrições para o Encontro já estão abertas

Os encontros promovidos pelo Grupo Interlegis de Tecnologia acontecem desde 2007.
11/04/2022 15h25

Após uma interrupção de dois anos, o Grupo Interlegis de Tecnologia – GITEC, abre as inscrições para o 12º EnGITEC, encontro que reúne profissionais de TI comprometidos com soluções tecnológicas para a melhoria dos serviços prestados pelas casas legislativas. O evento será em Brasília, no período de 23 a 27 de maio.

Apoiado pelo Senado Federal, por meio do Programa Interlegis, o GITEC surgiu com o objetivo de resolver problemas e facilitar a circulação de informações no âmbito das câmaras municipais e assembleias legislativas.

Desde 2007, o EnGITEC escolhe um tema central em torno do qual toda a programação é feita. As edições anteriores já trataram do uso de softwares livres aplicados ao Legislativo, da contribuição da Tecnologia da Informação para a garantia da transparência pública  e dos impactos das novas tecnologias no Parlamento.

Esse ano o Grupo faz uma  abordagem diferente. Após um hiato iniciado em 2019 e a necessidade de se repensar, imposta pelas restrições da Pandemia,  a proposta é uma reflexão sobre o papel da própria Comunidade.

Alzira Fernanda Oliveira, servidora da Câmara Municipal de Paracatu/MG, membro do GITEC  e uma das organizadoras do evento,  conta que esse encontro marcará um resgate da Comunidade:

“Historicamente, o GITEC sempre contribuiu muito ativamente para o fortalecimento do Legislativo, mas a  impossibilidade de realizar os encontros presenciais revelou o quanto os relacionamentos pessoais são importantes. Esse distanciamento adormeceu a Comunidade.”, afirma Alzira.

E finaliza: "As marcas dos nossos encontros: inovação, trabalho colaborativo, compartilhamento de conhecimento e os relacionamentos humanos leves serão ressaltados nesse EnGITEC para reforçar a importância de cada servidor, de cada casa legislativa do país, para o benefício da sociedade."

Totalmente  sem custo, o número de inscrições do EnGITEC é limitado. Algumas palestras já acertadas para essa rodada serão sobre Gestão do Conhecimento como instrumento de Governança; Lei Geral de Proteção de Dados no Poder Legislativo;  e a importância das Comunidades de Prática, Redes e da colaboração no Setor Público.

Treinamentos confirmados até  o momento são a Nova Lei de Licitações, Design Thinking, Sistema de Apoio ao Processo Legislativo, Portal Modelo e e-Democracia.

Para realizar a inscrição é necessário ir para https://www.sympla.com.br/12-engitec__1535259. Nesse endereço também é possível tirar dúvidas com os organizadores do evento.

Regras para o  ingresso no ISC, em razão da COVID-19, também estão especificadas na página.