Vereadores de Minas, São Paulo e Santa Catarina vêm ao Senado em busca de modernização para os legislativos

O presidente da câmara de vereadores de Cristais (MG) e vereadores de Penápolis (SP) e Criciúma (SC) vieram ao Senado/Interlegis em busca de ferramentas para modernizar o processo legislativo municipal.
23/09/2021 18h35

Semanalmente, comitivas de vereadores, presidentes de câmaras municipais e assembleias legislativas vêm ao Interlegis para conhecer processos que modernizam e agilizam as atividades legislativas e proporcionam transparência às ações parlamentares, e com isso firmar Acordo de Cooperação Técnica (ACT) a fim ter acesso gratuito as ferramentas tecnológicas e treinamentos desenvolvidos pelos profissionais do Senado.

Nesta quinta-feira (23), o presidente da Câmara de Vereadores de Cristais (MG), Marcos Antônio de Souza, os vereadores de Penápolis (SP), José Antônio Ferres Chacon e Júlio César Caetano, e o vereador Nícolas Martins, do município de Criciúma (SC), foram recebidos pelo Coordenador de Planejamento e Relações Institucionais do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), David Varchavsky, e por profissionais do Interlegis. No encontro, os vereadores apresentaram a intenção de firmar acordos de cooperação com o Senado e participaram de uma apresentação do Portal Modelo, do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), do e-Democracia e do Domínio .leg.

Penápolis

Penápolis é um município do estado de São Paulo com uma rica história que remota a década de 1860, pouco antes da Guerra do Paraguai, quando o governo brasileiro instalou na região uma Colônia Militar para proteger a população do interior contra índios selvagens, para facilitar as comunicações e o comércio e para ajudar os núcleos civis que se fundaram nas suas vizinhanças. A economia de Penápolis, a 478 quilômetros da capital paulista e com uma população estimada em 2021 pelo IBGE em 64.098 pessoas, tem sua força no setor agrícola. Além da atividade canavieira, responsável pela maioria dos estabelecimentos, a cidade dispõe de indústrias de outros segmentos, como curtume, confecção, calçados, borracha e implementos agrícolas. A cidade é reconhecida como Polo Cultural. (Fonte: Wikipedia e Prefeitura de Penápolis)

Criciúma

Criciúma é um município brasileiro situado no estado de Santa Catarina que, segundo as estatísticas do IBGE de 2020, conta com 217.311 habitantes. Está entre os 100 municípios do Brasil com o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), calculado como de 0.788 em 2010, sendo o 76º município mais bem avaliado do país e o 14° mais bem avaliado de Santa Catarina naquele ano.

A cidade é polo industrial em diversos setores, entre eles: confecção, cerâmico, embalagens, plástico e descartáveis, metalmecânico, extração do carvão mineral, construção civil e material gráfico.

Conhecida por ser a capital brasileira do carvão e do revestimento cerâmico, no seu subsolo abriga uma das maiores reservas minerais do país. A Mina de Visitação Octávio Fontana permite uma visão da evolução histórica da riqueza extrativa da cidade. Colonizada por italianos, a cidade recebeu também poloneses, alemães, portugueses e árabes em diversas fases do seu desenvolvimento. (Fonte: Wikipedia)

Cristais

Localizado no estado de Minas Gerais, o município de Cristais teve sua população estimada em 2019 em 12.798 habitantes (IBGE). A princípio os primeiros habitantes foram atraídos pelo cristal de rocha (quartzo hialino), que existia em abundância na região, sendo essa a origem do nome do município. Posteriormente, devido à exaustão das jazidas, dificultando a extração do mineral, passaram os habitantes a se dedicarem à agricultura e a pecuária, que se tornaram os principais fatores de desenvolvimento do território. (Fonte: Prefeitura de Cristais)