Senadores prestigiam lançamento virtual dos novos sites do Interlegis e da Escola de Governo do Senado/ILB

O senador Irajá (PSD-TO), Primeiro Secretário do Senado e presidente do Conselho de Supervisão do Interlegis/ILB, abriu a cerimônia transmitida ao vivo pelo YouTube.
30/04/2021 12h55

 

Os novos sites do Interlegis e da Escola de Governo do Senado/ILB estão no ar. Uma cerimônia virtual, nessa quinta-feira (29), marcou o lançamento e contou com a presença dos senadores Irajá (PSD-TO), Primeiro Secretário do Senado e presidente do Conselho de Supervisão do Interlegis/ILB; Carlos Viana (PSD-MG); Elmano Ferrer (PP-PI) e Luiz do Carmo (MDB-GO). Participaram ainda o jornalista Ronaldo Martins, que conduziu o evento, e pelo Interlegis/ILB, o diretor-executivo, Márcio Coimbra, o coordenador-geral, Luis Fernando Machado e o coordenador de Educação Superior, Floriano Filho.

Na abertura do evento, o senador Irajá (PSD-TO) lembrou que, ao assumir a Primeira Secretaria, ficou surpreso com os resultados expressivos alcançados pelo Interlegis/ILB, mesmo em meio à pandemia. A capacitação para servidores do Legislativo e parlamentares estaduais e municipais, que antes era ofertada apenas de forma presencial, foi adaptada para o modelo a distância. A pós-graduação ganhou novos cursos e as oficinas on-line foram diversificadas.

— Eu acredito que a experiência adquirida nesse último ano, com a implementação do ensino a distância, foi uma semente plantada que irá produzir bons frutos no futuro. Vamos levar conhecimento de qualidade para os municípios mais distantes de nosso país, onde a logística e os custos dificultam a realização de cursos presenciais — afirmou Irajá.

O senador Carlos Viana (PSD-MG) foi convidado para analisar a comunicação digital, a comunicação na pandemia e a importância do Interlegis e da Escola de Governo no assessoramento tecnológico e formação de pessoal das câmaras municipais e assembleias legislativas.

Para Viana, o avanço tecnológico e o acesso fácil à informação deixaram as pessoas mais exigentes por conteúdos confiáveis e em tempo real, tanto os que são divulgados pelos veículos de comunicação, quanto os ofertados na área educacional.

— Essa rapidez tem sido o grande desafio. As áreas de educação e de comunicação precisaram se adaptar a esse nível cada vez maior de exigência por respostas rápidas, conteúdo correto e transparente. Eu admiro muito o trabalho do Interlegis que, ao lançar os novos sites, mostra a preocupação de oferecer um melhor atendimento ao público, mais agilidade na disseminação de informação e conhecimento legislativo de qualidade. O ponto fundamental é que o Senado, por meio do Interlegis, tem levado aos estados e municípios, mesmo de forma remota, educação política de excelência e, principalmente, uma nova visão da democracia, da defesa dos direitos e da Constituição — explicou.

O senador Luiz do Carmo (MDB-GO) falou sobre o papel do Interlegis/ILB no desenvolvimento do Legislativo municipal. Segundo o senador, muitas câmaras municipais não sabem nem usar o computador.

— Com as ações do Interlegis, atendendo nos municípios mais distantes, eu acredito que podemos modernizar ainda mais as casas legislativas e melhorar a política no Brasil, com o aperfeiçoamento da atuação dos parlamentares. Esse trabalho retorna para os cidadãos em forma de melhoria nos serviços prestados pelo Poder Legislativo — ressaltou.

Nesta mesma linha, o senador Elmano Ferrer (PP-PI) destacou a importância dos municípios como alicerce federativo do país.

— A essência da Federação está no município. Daí a importância de levarmos, através do Interlegis e da Escola de Governo/ILB, novas tecnologias, informações legislativas e capacitação para os mais longínquos sertões e regiões do nosso país. Mais de 2.500 câmaras municipais estão em municípios com menos de 10 mil habitantes, sendo carentes de avanço tecnológico e de conhecimento legislativo, que é a expertise do Interlegis — disse o senador Elmano Ferrer.

Segundo o diretor-executivo do Interlegis/ILB, Márcio Coimbra, a pandemia tem sido um período de muitas perdas, mas também representou avanços e novos aprendizados.

— Sabemos que não é um tempo para ser comemorado. Atingimos a marca de 400 mil vidas perdidas para a COVID-19 e eu me solidarizo com as famílias das vítimas. Por outro lado, essa nova realidade nos trouxe aprendizados importantes, como a necessidade de nos adaptarmos rapidamente diante de situações inesperadas. A nossa equipe tem demonstrado plena capacidade de encontrar, no menor tempo possível, soluções práticas e inteligentes para ajudar o Legislativo brasileiro, mesmo em meio a adversidades. Os novos sites que estamos lançando são mais uma prova disso — concluiu Coimbra.

As novas páginas do Interlegis e da Escola de Governo/ILB, que passam a fazer parte do portal do Senado, apresentam um design mais moderno, com fácil navegação e foram estruturadas para oferecer ao público toda as informações que ele busca, além de acesso a cursos on-line e inscrições para oficinas com aulas ao vivo, de forma mais ágil e eficaz.

Assista AQUI à cerimônia virtual de lançamento dos novos sites.