Senado lança site do Panorama do Legislativo Municipal em XX Marcha de Vereadores

A XX Marcha de Vereadores, promovida pela União dos Vereadores do Brasil, acontece em Brasília de 24 a 27 de agosto
24/08/2021 14h01

O Instituto Legislativo Brasileiro, através do Programa Interlegis, lança na XX Marcha de Vereadores promovida pela União dos Vereadores do Brasil o site Panorama do Legislativo Municipal, um repositório online de informações que possibilita aos parlamentares, cidadãos e pesquisadores terem acesso ao conjunto de dados públicos de forma clara, intuitiva e acessível.

O site

O Panorama do Legislativo Municipal detalha informações sobre a quantidade de vereadores por Câmara Municipal, identifica percentual de gênero, orçamento anual, entre outros conteúdos, em formato de painéis e disponível para download aos usuários. Para um dos idealizadores do site, o Analista Legislativo Fábio Renato da Silva:

- A disponibilização dos dados contribui para atender aos normativos legais, dar concretude ao princípio da publicidade administrativa, bem como reforçar o compromisso do Legislativo em ampliar a transparência e a inovação.

Os dados foram organizados a partir de diferentes fontes, tais como Tribunal Superior Eleitoral, Ministério da Economia e demais instituições que proporcionam qualidade e confiabilidade das informações coletadas.

Parceria

O Panorama do Legislativo Municipal é um produto da parceria Data Senado e Interlegis que a partir de colaboração inédita impulsiona o desenvolvimento de iniciativas tecnológicas sustentáveis que prioriza o acesso à informação pública atualizada e viabiliza o incremento à confiança dos cidadãos em suas Câmaras Municipais.

Participação em Marcha de Vereadores

O Interlegis foi convidado para participar da XX Marcha da União dos Vereadores do Brasil e estará presente com um stand onde a equipe da Coordenação de Planejamento e Relações Institucionais (Copere) apresentará os produtos oferecidos gratuitamente para as câmaras de vereadores e assembleias legislativas. São ferramentas tecnológicas como o Portal Modelo, O Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), o e-Democracia, domínio “.leg” e correio eletrônico, além de oficinas para treinamento e capacitação dos vereadores, assessores e servidores dos legislativos. Para o Coordenador de Planejamento e Relações Institucionais do Interlegis, David Ricardo Varchavsky:

- É a missão do Interlegis integrar o Poder Legislativo em suas três esferas – Federal, Estadual e Municipal – pela via do Conhecimento. Mas essa integração e esse saber precisam estar a serviço da sociedade brasileira. Os vereadores são agentes de promoção de políticas públicas em contato direto com a população. Precisam estar capacitados para melhor atender às expectativas sociais que, por outro lado, tornam-se mais complexas a cada dia. Precisam ter a sensibilidade para ouvir os anseios de suas comunidades e, também, a técnica necessária para transformar tais demandas em melhores projetos que, de fato, beneficiem os cidadãos.