Nova edição do Treinamento Interlegis capacitou vereadores e assessores de Novo Hamburgo (RS)

O Interlegis realizou mais uma edição do Treinamento Conhecimento Legislativo, com o tema “O Papel do Vereador”, nessa quinta-feira (4).
05/02/2021 18h20

 

O Interlegis realizou mais uma edição do Treinamento Conhecimento Legislativo, com o tema “O Papel do Vereador”, nessa quinta-feira (4). Os assuntos abordados foram: Poder Legislativo Municipal, Órgãos da Câmara, Funções, Direitos e Deveres do Vereador, Lei Orgânica e Regimento Interno.

Durante toda a manhã e à tarde, 37 vereadores e assessores da Câmara Municipal de Novo Hamburgo (RS) participaram da capacitação, por videoconferência, com o instrutor Leonardo Gadelha, consultor legislativo do Senado Federal.

— Encontrei um público muito interessado e participativo, que enriqueceu o encontro compartilhando as suas experiências.  Uma vez mais, o Interlegis cumpriu o seu papel de integrar e atualizar o Legislativo brasileiro — disse Gadelha.

A abertura do evento foi feita pelo diretor-executivo do Interlegis, Márcio Coimbra. Ele destacou que o treinamento sobre o papel do vereador tem informações indispensáveis para auxiliar e aperfeiçoar a atuação dos parlamentares e de seus assessores.

— Junto com o voto, os eleitores depositam nas urnas a esperança de um futuro melhor para o seu município, para o seu estado e para o país. Por isso, é essencial entender o papel de cada um dos representantes com cargo eletivo. É com informação que fortalecemos a democracia e contribuímos para a melhoria da qualidade do Legislativo e da atuação política — avaliou Coimbra.

Para o presidente da Câmara Municipal de Novo Hamburgo (RS), vereador Raizer Ferreira, o conteúdo foi apresentado de forma didática e possibilitou uma reflexão sobre os desafios para os próximos quatro anos.

— O aprendizado adquirido com o Treinamento Conhecimento Legislativo foi muito válido para os mandatos que se iniciam. Vou trabalhar para que, ao longo do ano, sejam realizados outros cursos e oficinas de capacitação do Interlegis para qualificar ainda mais os vereadores e o corpo funcional da Câmara Municipal de Novo Hamburgo — afirmou.

A solicitação do treinamento foi feita pela diretora da Escola do Legislativo de Novo Hamburgo (RS), Maria Carolina Hagen, que enalteceu as ações do Interlegis.

— Gostaria de agradecer à toda equipe do Interlegis pelo empenho e dedicação na oferta das atividades de alta qualidade. Este ano, eu completei 16 anos como servidora da Câmara Municipal e, em todas as funções e setores nos quais atuei, os produtos e serviços do Interlegis sempre foram essenciais para o desenvolvimento e fortalecimento institucional da Casa — ressaltou.