Interlegis diante de novo desafio

Assembleia Legislativa do Amapá busca o ILB-Interlegis para capacitar 114 novos servidores aprovados em concurso público
10/08/2021 10h21

O Diretor-Executivo do ILB-Interlegis, Leonardo Barbosa, e o Coordenador de Planejamento e Relações Institucionais (COPERI), David Varchavsky, receberam, nessa segunda-feira (09/08), a delegação da Assembleia Legislativa do Amapá. Organizado pelo gabinete do Senador Lucas Barreto (PSD-AP), o encontro trouxe um novo desafio ao Programa Interlegis: criar uma ampla Oficina para capacitar 114 novos servidores aprovados em concurso público: "Os concursados vão tomar posse em janeiro, mas a proposta é que também os colaboradores mais antigos e os servidores das Câmaras de todos os municípios do estado participem do treinamento", informou Antônio Aparecido, Diretor Administrativo da Assembleia.

Super-Oficina

O Amapá tem 16 municípios, do Oiapoque a Vitória do Jarí; de Laranjal do Jarí a Macapá. A estimativa é que 200 servidores, entre os novos e os mais experientes, recebam a capacitação: "Solicitei que a Assembleia nos encaminhe a relação dos aprovados e suas respectivas áreas de atuação o mais rápido possível. Nossa ideia é oferecer um módulo mais abrangente para todos os inscritos e, logo em seguida, módulos direcionados a cada serviço a ser desempenhado pelos concursados e aos já praticados pelos atuais colaboradores, aperfeiçoando-os", explicou Leonardo Barbosa.
David Varchavsky enfatizou que "o público previsto de duzentas pessoas vai atuar como multiplicador do conhecimento, assim como ocorre nas demais Oficinas Interlegis. Por isso é muito importante que cada município do Amapá designe seus representantes a fim de capacitarmos o maior número possível de servidores das Casas Legislativas", disse Varchavsky.

Demonstração do SAPL

A super-Oficina Interlegis já entrou em planejamento pela equipe da COPERI. A previsão é que seja realizada em janeiro próximo, logo após a posse dos concursados, presencial ou remotamente, a depender da atual pandemia.
Na quinta-feira (12/08), o Diretor de TI da Assembleia, Marlon Conrado, vai receber orientações dadas pelo servidor Adalberto de Oliveira sobre o uso do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), um software desenvolvido e oferecido gratuitamente pelo Interlegis para a completa digitalização do trabalho nas Casas Legislativas estaduais e municipais reduzindo drasticamente o uso de papel. E na sexta-feira (13/08) os sete integrantes da delegação retornarão à sede do Interlegis para uma demonstração do sistema: "É ponto fulcral na moderna Administração Pública a aderência das Câmaras e Assembleias à revolução digital que ganhou força nos já longínquos anos 1990. É preciso estarmos - todos - alinhados a valores institucionais como a transparência, a modernização e a integração em todas as esferas do Poder Legislativo", concluiu Leonardo Barbosa.