ILB/Interlegis realiza reunião geral para o redirecionamento das atividades

Encontro serviu para reafirmar a missão do Instituto e promover a visão sistêmica entre os servidores das diversas áreas.
25/05/2021 15h55

Na quinta-feira (20/05), a Coordenação do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB/Interlegis) e os colaboradores dessa Escola de Governo tiveram uma reunião virtual para relembrar as funções e tarefas sanando eventuais dúvidas dos servidores quanto às suas responsabilidades.

Outro propósito da conversa foi “manter a equipe próxima e afinada mesmo quando estamos trabalhando em nossas casas, em razão da pandemia”, destacou o coordenador-Geral Luís Fernando Machado. Ele lembrou que o ILB/Interlegis está recebendo um novo diretor-Executivo, Leonardo Augusto Barbosa, e que as instalações do Instituto estão em reforma para melhor atender às crescentes demandas: “Essas alterações vão possibilitar que todos os setores fiquem juntos fisicamente, bem como as salas onde serão ministrados os cursos presenciais quando retornarmos à normalidade”, finalizou.

 

Adaptação à crise sanitária

 

reunião ilb totalApesar da pandemia de Covid,   os colaboradores do ILB/Interlegis seguiram comprometidos com a atualização do conteúdo das Oficinas Interlegis, dos ciclos de palestras e dos cursos oferecidos gratuitamente pelo Instituto. Coordenador de Planejamento e Relações Institucionais, David Varchavsky relembrou à equipe que “antes da pandemia, em março de 2020, tínhamos 12 Oficinas Interlegis chegando aos recônditos deste País integrando o Poder Legislativo pela via do conhecimento. Não raro trabalhamos em municípios onde o Estado Brasileiro não se faz notar. Rapidamente, nossos facilitadores adaptaram os conteúdos ao modelo virtual com tal eficiência que não suspendemos, em momento algum, a realização dos cursos e das Oficinas Interlegis”, enfatizou Varchavsky.

Credenciada pelo Ministério da Educação (MEC), a Coordenação de Ensino Superior (COESUP) administra vários dos cursos ofertados pelo ILB. O departamento também oferece pós-graduações e promove pesquisas e cursos de extensão a servidores da Casa e de órgãos conveniados. Para Floriano Filho, coordenador da COESUP, o ensino e a capacitação são pontos fundamentais para o desenvolvimento dos servidores do Senado e de outras instituições: “No ano passado e agora, em 2021, trabalhamos no desenvolvimento de novos cursos de especialização e de extensão. Talvez o mais notório até o momento seja ”A Defesa Nacional e o Poder Legislativo”, fruto da parceria com a Escola Superior de Guerra (ESG) e que encontra-se em sua segunda turma”, falou Floriano.

 

Capacitação de cidadãos

 

Foi um dos destaques na reunião a vasta opção de cursos abertos e disponíveis à sociedade na plataforma Saberes. São oferecidos cursos com ou sem tutoria, e a carga horária varia de acordo com o tema. Coordenador de Capacitação, Treinamento e Ensino do ILB/Interlegis, Ronaldo Oliveira informou que 307 mil matrículas foram realizadas neste período de pandemia e 150 mil alunos foram certificados: “Em nossa plataforma Saberes, na Internet, há aproximadamente 40 cursos abertos distribuídos em temas como Contratações Públicas, Ouvidoria, Gestão Estratégica, Excelência no Atendimento, entre outros” disse o responsável pela COTREN. As matrículas podem ser realizadas no endereço eletrônico https://saberes.senado.leg.br/ e em caso de dúvidas ou mais informações é possível entrar em contato pelo e-mail ilbead@senado.leg.br.