Câmara de Novo Hamburgo/RS aperfeiçoa software do Interlegis

A Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo adiciona novas funcionalidades no Sistema de Apoio à Atividade Parlamentar (SAAP) criado pelo Interlegis
17/06/2021 17h55

Novo Hamburgo é um município do Rio Grande do Sul. O nome da cidade é uma referência à cidade alemã de Hamburgo. O município conta com uma população de cerca de 250 mil habitantes. A economia de Novo Hamburgo nasceu e desenvolveu-se com a indústria do calçado. Hoje o município desfruta de uma ampla diversidade industrial, além de ter um comércio bem desenvolvido.

Em 2018 a Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo iniciou um processo de aperfeiçoamento do software SAAP - Sistema de Apoio à Atividade Parlamentar, criado pelo Interlegis. O SAAP é um dos programas desenvolvidos pelo Interlegis em 2002 e disponibilizado para as câmaras e assembleias legislativas com o objetivo de auxiliar o trabalho do gabinete, desde o relacionamento do parlamentar com os eleitores e entidades ao acompanhamento de compromissos e processos.

A ferramenta está firmada em quatro pilares, ou seja, quatro áreas nas quais auxilia a atividade parlamentar: Contatos, Processos, Agenda e Mala Direta/Correspondências. Atualmente, as áreas de Contatos e Processos estão implementadas totalmente, com algumas funcionalidades ainda a serem adicionadas. A área de Agenda ainda não está implementada, e a de Mala Direta/Correspondências está parcialmente implementada.

saapEntretanto, o SAAP não recebeu mais atualizações implementadas pelo Interlegis e por esse motivo algumas câmaras deixaram de utilizar o sistema.  A câmara de Novo Hamburgo foi uma das que deixou de usar e a gestão dos gabinetes passou a ser feita de forma “antiga”, manual.

No ano de 2016 houve um trabalho de modernização tecnológica do software pelos funcionários Leandro Silva (Câmara de Jataí/GO) e Ramiro Luiz (Câmara de Curitiba/PR).

No segundo semestre de 2018, o servidor da Câmara de Novo Hamburgo, Jonatha Cardoso iniciou o estágio supervisionado do bacharelado em Sistema de Informação. Como projeto de conclusão de curso ele decidiu fazer uma análise do SAAP, visto que o software tinha grande importância no auxílio das atividades dos gabinetes.

“Quando eu vi o que o SAAP fazia, percebi que seria possível que estivesse funcionando e apto a ser trabalhado; e que poderia suprir demandas dos gabinetes. A minha grande motivação foi migrar os gabinetes de um trabalho que era feito de forma manual para um trabalho realizado por meio da tecnologia da informação”, afirma o Jonatha Cardoso.

A partir disso, Jonatha Cardoso iniciou uma reestruturação do sistema. Envolveu não só o reparo de problemas, mas também a inclusão de novas funções no software. O conhecimento na área de programação foi essencial para a inovação do SAAP. Também houve conversas com os servidores de TI da Câmara, a fim de entender quais as necessidades da Casa deveriam ser atendidas.

Com a revitalização do software foram adicionadas novidades como:

Nova barra de menus superior;

Reorganização e distribuição de telas;

Gestão de área de trabalho e operadores por dentro do SAAP.

Jonatha Cardoso afirma que ainda há muitos pontos para serem implementados no SAAP, no entanto, ele acredita que houve uma grande melhora no programa. Além da repercussão positiva por parte dos servidores.

“O SAAP teve uma melhora na gestão de gabinete da câmara em geral, otimizando o serviço, tendo várias ferramentas úteis dentro do software para os gabinetes parlamentares. O sistema proporcionou um grande avanço nas atividades gerando, também, uma economia para nossa câmara", afirma Raizer Ferreira, presidente da Câmara de Vereadores de Nova Hamburgo.

Segundo Rafahela Bazzanella, funcionária da área de desenvolvimento do Portal Modelo do Interlegis, o software SAAP é livre e faz parte da comunidade do Legislativo. “Ficamos muito felizes que as câmaras participem desse processo, porque é um produto que foi desenvolvido para as câmaras e que está sendo aperfeiçoado pelos legislativos municipais adequando-o às suas necessidades”.

Instalação

A versão demonstrativa do SAAP está disponível para a instalação. Clique aqui!

O repositório oficial do Interlegis onde o Saap está disponível para instalação, bem como contribuições de melhorias da comunidade pode ser acessado clicando aqui!