Notícias

NOTA OFICIAL NOTA OFICIAL

A Procuradoria Especial da Mulher do Senado Federal emitiu nota oficial para denunciar o assassinato brutal da professora Allane de Souza Pedrotti Matos e da psicóloga Layse Costa Pinheiro, servidoras do Cefet-RJ. As duas foram mortas a tiros por um colega de trabalho, dentro da própria instituição de ensino. É inaceitável que mulheres sigam perdendo suas vidas em ambientes que deveriam ser de proteção, convivência e conhecimento. A Procuradoria reafirma seu compromisso em cobrar justiça, responsabilização e medidas urgentes para garantir a segurança e a dignidade das mulheres em todos os espaços.

QUEREMOS MULHERES VIVAS! QUEREMOS MULHERES VIVAS!

Milhares tomam as ruas contra a violência de gênero e feminicídio em atos pelo país. levantamento do Instituto Sou da Paz, a capital paulista foi o cenário de 1 a cada 4 feminicídios consumados no estado. Na comparação dos dez primeiros meses de 2025 com o mesmo período do ano passado, a alta é de 23% na cidade. Em relação a 2023, o crescimento foi de 71%.

Procuradoria Especial da Mulher do Senado realiza Seminário Regional para Enfrentamento à Violência Política de Gênero no Ceará Procuradoria Especial da Mulher do Senado realiza Seminário Regional para Enfrentamento à Violência Política de Gênero no Ceará

O I Seminário Regional integra a mobilização nacional contra a violência política de gênero. Reuniu especialistas, autoridades e representantes do sistema de Justiça para discutir estratégias de prevenção, mecanismos de denúncia, políticas públicas de proteção e ações de fortalecimento da participação segura e efetiva das mulheres na política.

Procuradora Especial da Mulher encerra os 21 Dias de Ativismo em solenidade na Assembleia Legislativa do Ceará Procuradora Especial da Mulher encerra os 21 Dias de Ativismo em solenidade na Assembleia Legislativa do Ceará

A campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres é uma mobilização global dedicada à conscientização sobre a violência de gênero e à promoção da igualdade. A iniciativa reforça a urgência de prevenir e enfrentar todas as formas de violência contra mulheres e meninas, envolvendo governos, instituições, sociedade civil e comunidades em ações de prevenção, proteção, denúncia, formação, atividades culturais e iniciativas de fortalecimento dos direitos das mulheres.

Mapa Nacional da Violência de Gênero aponta alta nos casos de feminicídio Mapa Nacional da Violência de Gênero aponta alta nos casos de feminicídio

Os números divulgados pelo Mapa Nacional da Violência de Gênero sinalizam uma situação grave e persistente de violência contra mulheres no Brasil, com altas incidências de feminicídio e estupro no primeiro semestre de 2025. Apesar das leis existentes, a eficácia na sua implementação depende fortemente de políticas públicas integradas, prevenção, acolhimento às vítimas e mudanças culturais profundas.

NOTA DE SOLIDARIEDADE – PROCURADORIA ESPECIAL DA MULHER NOTA DE SOLIDARIEDADE – PROCURADORIA ESPECIAL DA MULHER

A Procuradoria Especial da Mulher manifesta solidariedade à vereadora Fernanda Curti (PT), da Câmara Municipal de Guarulhos/SP, e repudia de forma veemente a conduta intimidatória e ofensiva da qual foi alvo no exercício de seu mandato. O ataque, de conteúdo sexualizado, ocorreu durante sessão legislativa e foi perpetrado pelo parlamentar Kleber Ribeiro (PL). Tais práticas atentam contra a dignidade política da parlamentar e comprometem o pleno, livre e seguro exercício da representação política feminina. O episódio configura violência política de gênero, uma vez que busca constranger, deslegitimar e silenciar uma mulher no espaço institucional, afrontando os princípios constitucionais da igualdade, do decoro parlamentar e da democracia representativa. Condutas dessa natureza não podem ser naturalizadas nem toleradas no ambiente público.