LEVANTE MULHERES VIVAS CONVOCA MOBILIZAÇÃO NACIONAL PELO FIM DO FEMINICÍDIO

O Brasil vive uma emergência: mais de mil mulheres foram vítimas de feminicídio apenas em 2025 — são 4 vidas interrompidas por dia. Diante desse cenário devastador, o movimento Levante Mulheres Vivas convoca uma mobilização nacional neste domingo (7) em diversas cidades do país.
04/12/2025 13h15

Em resposta à escalada brutal da violência de gênero no Brasil, o movimento Levante Mulheres Vivas convocou atos simultâneos em diversas cidades do país, a maioria deles marcados para este domingo (7). A mobilização acontece diante de um cenário que já configura emergência nacional: dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) mostram que, somente em 2025, o Brasil ultrapassou mil vítimas de feminicídio — são quatro mulheres assassinadas por dia.

A indignação coletiva se intensificou após a repercussão de crimes que chocaram o país. Um deles foi o assassinato de Catarina Karsten, estudante de pós-graduação em Florianópolis (SC), morta por um homem de 21 anos enquanto caminhava na praia. Outro caso que gerou comoção foi o ataque cometido por um ex-servidor do Cefet Maracanã, no Rio de Janeiro, que tirou a vida da diretora Allane Pedrotti e da psicóloga Layse Costa Pinheiro, ambas servidoras da instituição.

Também revoltaram o país as imagens que circularam nas redes mostrando o atropelamento de Tainara Souza Santos, arrastada por cerca de 1 km na Marginal Tietê, em São Paulo. Tainara teve as duas pernas amputadas e permanece internada em estado grave. A família afirma que ela e o agressor tiveram um breve relacionamento; ele, preso, nega conhecer a vítima.