Veto dos Royalties e Orçamento da União para 2013 são apreciados pelo Congresso

Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado - Quinta-feira, 7 de Março de 2013
07/03/2013 00h00

Depois de mais de 3 horas de intensas discussões, o plenário do Congresso Nacional concluiu a votação do veto da presidente Dilma à partilha dos royalties do petróleo. Foi uma sessão tensa, na qual as bancadas do Rio de Janeiro e do Espírito Santo apresentaram dezenas de questões de ordens na tentativa de impedir a votação da matéria.

Com a votação foi feita por cédulas de papel, a apuração será concluída nesta quinta-feira pelo Prodasen. Caso o veto seja derrubado, estados não produtores passam a receber mais recursos advindos da exploração do petróleo.

Por volta da meia-noite a votação dos royalties foi encerrada. As urnas foram lacradas e encaminhadas ao Prodasen para o processamento dos votos. Os partidos escolheram os representantes que vão acompanhar a apuração.

Orçamento

Na madrugada desta quinta-feira, 7, a Câmara dos Deputados aprovou, ainda, o Orçamento da União para 2013, a peça aguardava votação desde o fim de 2012 e teve sua apreciação adiada por causa da polêmica em torno dos vetos.

O orçamento não foi aprovado pelo Senado porque a bancada do PSDB da casa ameaçou pedir verificação. Com a falta de quórum, o presidente do Senado, Renan Calheiros, marcou uma sessão do Congresso para as 19h da próxima terça-feira, quando a lei orçamentária vai ser votada pelos senadores. Depois de aprovado, o texto do orçamento segue para a sanção da presidente Dilma Rouseff.

 

Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado