Renan recebe parlamentares da República Tcheca

O presidente do Senado, Renan Calheiros, defendeu uma maior aproximação do Brasil com o país europeu.
20/11/2013 12h17

Senadores e empresários Tchecos visItam Renan Calheiros - Foto: Jane de Araújo

O presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB-AL) recebeu nesta quarta-feira (20), em visita de cortesia, o presidente do Senado do Parlamento da República Tcheca, Milan Stech, que estava acompanhado de senadores e empresários daquele país. O presidente Renan Calheiros ressaltou a intensa relação entre o Brasil e a República Tcheca, lembrando que já visitou a nação europeia. E salientou que as relações entre os dois países vão além de comerciais e políticas, já que o avô do ex-presidente Juscelino Kubitschek  era tcheco.

O senador Milan Stech destacou a força e a importância do Brasil, tanto na política quanto na economia mundial, e se mostrou favorável à entrada do Brasil no Conselho de Segurança da ONU. Stech ainda defendeu o estreitamento das relações entre a União Europeia e o Mercosul. O senador Tcheco elogiou a luta do Brasil contra o terrorismo, a participação do país em missões humanitárias internacionais; e desejou sucesso ao Brasil na preparação para a Copa do Mundo de Futebol, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016.

Senadores e empresários Tchecos visItam Renan Calheiros - Foto: Jane de Araújo

O presidente do Senado tcheco aproveitou o encontro para convidar o presidente Renan Calheiros (PMDB-AL) a visitar a República Tcheca. Renan Calheiros disse que a ideia é fortalecer as relações bilaterais e encarregou o senador Luiz Henrique (PMDB-SC), presidente do grupo parlamentar Brasil - República Tcheca, de organizar uma missão parlamentar e empresarial àquele país.

Acompanharam a audiência os senadores José Sarney (PMDB-AP), Aluizio Nunes Ferreira (PSDB-SP), José Agripino (DEM-RN), Lídice da Mata (PSB-BA), Jorge Viana (PT-AC), Ana Amélia (PP-RS) e Ivo Cassol (PP-RO).