Senadores avaliam resultado das votações em resposta à sociedade

Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado - Sexta-feira, 12 de Julho de 2013
12/07/2013 00h00

No fim da sessão ordinária da última quinta-feira (11), diversos senadores comemoraram o resultado das votações da agenda positiva do Congresso em resposta às demandas apresentadas pela sociedade nas manifestações de rua, pautada há cerca de 15 dias, pelo presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL).

O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) destacou a qualidade das matérias apreciadas nos últimos dias pelo Senado. Ele fez um apelo à Câmara para que também aprecie de forma célere, como foi feito pelo Senado, projetos de relevância para a sociedade, como o que muda as regras para suplentes de senadores e a que reduz o número de assinaturas para iniciativa de lei popular. Randolfe frisou a importância do ritmo intenso empregado pelos senadores nos últimos dias e comparou a vida parlamentar ao sacerdócio. "Por mais que façamos, nós não podemos ter a arrogância de dizer que estamos à altura do que está sendo reivindicado pela sociedade. A ação pública, a atuação, o exercício da função pública é, sobretudo, um sacerdócio. Então, tudo a ser feito sempre é aquém do que deve ser feito. Mas tem que ser reconhecido que temos avançado", avaliou.

Randolfe destacou ainda a importância da aprovação do PLS 129/12, que muda as regras de distribuição de direitos autorais, que beneficiará a classe artística brasileira. No último dia 3 de julho, o presidente do Senado, Renan Calheiros, conseguiu costurar um acordo de líderes que permitiu dar urgência ao projeto que beneficia os músicos. O senador amapaense elogiou o trabalho do presidente do Senado. "Quero fazer um registro aqui, em nome da música popular brasileira, que esteve presente na tribuna de honra do Senado, num dos mais belos e célebres momentos do Senado da República, com representantes como Roberto Carlos, Frejat, Caetano Veloso, Lenine e tantos outros: eles têm um reconhecimento a fazer ao presidente do Senado por ter pautado, por duas vezes, o PLS nº 129", disse Randolfe.

Para o senador Paulo Paim (PT-RS), os últimos quinze dias do Senado foram diferentes. Ele destacou a aprovação de matérias que atendem a antigos pleitos de classes trabalhistas como bombeiros e taxistas; e se disse satisfeito com a interlocução que pode fazer entre os movimentos sociais e o governo federal. "Nunca, na história do Parlamento, eu fui chamado tantas vezes à Presidência da República para, junto com o presidente do Senado, receber o movimento social: estudantes, negros, índios, ciganos, aposentados e pensionistas, centrais, confederações, enfim, todos os setores da sociedade. Foram 15. 20 dias de muita produção", comemorou Paim.

O senador Walter Pinheiro (PT-BA) reconheceu o esforço pessoal do presidente Renan Calheiros para imprimir velocidade às votações de projetos que atendem às demandas da população. "Quero parabenizar pelo esforço que o presidente Renan empreendeu nesse período. Com certeza, a gente aprendeu muito e continuaremos isso na semana seguinte", congratulou.

O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) disse que o Congresso encontrou "o passo certo" com a aprovação da resolução que disciplina o encaminhamento dos vetos. "A resolução resolve o problema gravíssimo que vinha afetando a credibilidade do Legislativo e também possibilita que, daqui em diante, possamos exercer, na plenitude, o nosso dever, que é o dever de legislar, de completar, de dar a última palavra no processo legislativo", concluiu. Aloysio Nunes elogiou Renan Calheiros pela condução dos trabalhos nesse esforço concentrado dos último dias. "Vossa Excelência conduziu com firmeza, com flexibilidade quando necessário, com obstinação", afirmou.

Para o senador Eduardo Lopes (PRB-RJ), o intenso trabalho na última semana permitiu ao Senado dar respostas concretas à sociedade. Eduardo Lopes classificou a semana como vitoriosa. "Presidente, quero, em primeiro lugar, cumprimentá-lo, parabenizá-lo pela atitude. O trabalho que foi aqui determinado ao longo dessas duas últimas semanas, em especial, o ritmo de trabalho, permitiu que nós resolvêssemos coisas de que vínhamos sendo alvo de críticas, como a questão dos royalties para a educação e a questão do Fundo de Participação dos Estados. Foi dentro desse cenário que, nesta semana, esse ritmo de trabalho permitiu, em especial para mim, para o meu mandato como senador, fosse uma semana vitoriosa", disse.

O senador José Sarney (PMDB-AP) disse que o Congresso Nacional sai fortalecido após as últimas votações. "Sr. presidente, quero congratular-me pelo brilhante trabalho que realizou, não só sob o ponto de vista quantitativo como qualitativo das matérias que o Senado apreciou e que eram de tanto interesse do povo brasileiro.
Vossa Excelência conseguiu que a Casa pudesse encerrar este semestre com realmente um volume de trabalho, de qualidade e, como eu disse, de quantidade também, que, sem dúvida alguma, engrandece o Senado e o Congresso Nacional.
Parabéns", ressaltou.

O líder do PMDB, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) enalteceu a forma democrática com que o presidente do Senado conduziu os trabalhos no Senado, tanto na formulação da agenda de votação para dar respostas à sociedade, como no entendimento com as demais lideranças da Casa. "Não poderia deixar de registrar a forma democrática com que Vossa Excelência tem tratado os líderes e todos os senadores no plenário desta Casa. Vossa Excelência procurou dar resposta às ruas, fez uma agenda intensa e conseguiu fazer com que esta Casa desse respostas objetivas aos anseios da sociedade que nós temos aqui a honra de representar. Não poderia deixar, ao terminar este semestre, de dizer da alegria de ver Vossa Excelência comandando os trabalhos como comandou: com paciência, com obediência ao Regimento, democraticamente, ouvindo a todos", disse.

O senador Romero Jucá (PMDB-RR) avaliou que o Senado conseguiu pautar, deliberar e aprovar projetos que vão refletir positiva e diretamente no dia-a-dia da sociedade. "Eu queria apenas, neste final de sessão, depois que votamos tantas matérias importantes, registrar, em primeiro lugar, o esforço que foi feito pelo presidente da Casa, pelos líderes, pela Mesa, enfim, por todos nós, pelo Senado Federal, votando matérias fundamentais para o país e dando efetivamente uma resposta à sociedade de que nós estamos atentos, que nós estamos votando, que nós estamos discutindo as matérias que são consentâneas com a realidade".

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça, senador Vital do Rêgo destacou o papel de liderança que o presidente Renan Calheiros assumiu na condução dos trabalhos no Senado. "O senador Renan Calheiros foi o responsável por buscar a motivação necessária para que a Casa desse as respostas necessárias e urgentes às manifestações mais diferentes e difusas que vieram das ruas, através dos movimentos. Foi Renan Calheiros que imediatamente assumiu a responsabilidade e o comando do Congresso Nacional e trouxe 16 grandes temas, fruto da intensa carga de trabalho que tivemos nos últimos dias", afirmou.

 

Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado