Senadoras pedem apoio de Renan para acompanhar caso Mara Rúbia

A bancada feminina no Congresso, representada por várias senadoras, como Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), Ana Rita (PT-ES) e Lúcia Vânia (PSDB-GO) fizeram um apelo nesta terça-feira (5) ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), para que seja designada uma comissão externa do Congresso com o objetivo de acompanhar o caso Mara Rúbia.
05/11/2013 20h15

Senadoras pedem apoio de Renan para acompanhar caso Mara Rúbia - Foto: Moreira Mariz

A bancada feminina no Congresso, representada por várias senadoras, como Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), Ana Rita (PT-ES) e Lúcia Vânia (PSDB-GO) fizeram um apelo nesta terça-feira (5) ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), para que seja designada uma comissão externa do Congresso com o objetivo de acompanhar o caso Mara Rúbia.

No último mês de setembro, a operadora de caixa Mara Rúbia Guimarães, de 27 anos, foi torturada e teve os olhos perfurados pelo ex-marido, em Goiânia. Da tribuna, a senadora Vanessa Grazziotin informou que chegou a pedir informações sobre o andamento das investigações ao Secretário de Segurança Pública de Goiás e ao Procurador Geral do Estado. Segundo a senadora, as explicações não foram suficientes, o que justifica o acompanhamento do caso pelo Congresso.

Na presença de Mara Rúbia, que acompanhava a sessão plenária, o presidente do Senado, Renan Calheiros, decidiu criar uma comissão temporária para acompanhar a situação. “Quero dizer que, enquanto nós não aprovarmos uma comissão permanente, vou designar temporariamente uma comissão para acompanhar esses casos. Eu assumo o compromisso de que teremos uma comissão temporária que vai sim acompanhar esse caso”, afirmou Renan.

Senadoras pedem apoio de Renan para acompanhar caso Mara Rúbia - Foto: Moreira Mariz

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse que vai somar esforços com o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, junto aos ministérios da Justiça e da Previdência Social para que além da punição do culpado, Mara Rubia possa receber a aposentadoria, à qual tem direito pela lei.

Sobre o andamento do processo judicial, Renan Calheiros anunciou que vai pedir ajuda da Procuradoria Geral da República para punir o culpado pela brutal agressão. “Vou telefonar ao Dr. Rodrigo Janot, Procurador Geral da República para que ele possa cobrar providências imediatas do Ministério Público de Goiás para que possamos dar resposta, não só em solidariedade a Mara Rubia, mas a todas as mulheres que são mutiladas, que ficam deficientes em função da violência doméstica. O Senado e a Câmara dos Deputados fizeram uma Comissão Parlamentar de Inquérito e já votamos muitas das matérias recomendadas pela CPI,”, concluiu Renan.