Senado vai economizar um milhão e meio de reais sem clipping da EBC

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), anunciou em Plenário nesta quinta-feira (17) que o Senado cancelou o contrato de fornecimento de clipping impresso com a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC).
17/10/2013 17h55

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), anunciou em Plenário nesta quinta-feira (17) que o Senado cancelou o contrato de fornecimento de clipping impresso com a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC). O clipping é uma compilação das principais notícias divulgadas no país e o fornecimento diário aos senadores custava para a Casa R$ 1,55 milhão por ano.

Após consulta aos senadores, que optaram pelo fim do fornecimento do clipping da EBC, Renan Calheiros determinou o cancelamento do contrato. Outro motivo foi a contestação judicial das empresas de comunicação de que a EBC não pode vender o resumo de notícias. “A demanda judicial é que, como o clipping é feito com conteúdo dos veículos de comunicação, a EBC não poderia comercializar o clipping. A Folha já ganhou e outros periódicos também entraram na Justiça com relação a isso. Para além da despesa do Senado, essa demanda judicial foi o que na verdade mais pesou; e também a pesquisa que fizemos com os senhores senadores”, explicou Renan.

Os senadores vão receber a partir desta sexta-feira (18) o clipping confeccionado pela Coordenação de Pesquisa e Opinião, ligada à Secretaria de Transparência do Senado. A estimativa do presidente Renan Calheiros é economizar R$ 26,58 milhões com o corte nas despesas com custeio no biênio 2013/2014.