Senado pede informações sobre voos da FAB

Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado - Quinta-feira, 11 de Julho de 2013
11/07/2013 00h00

Na reunião da Mesa Diretora da manhã desta quinta-feira (11), presidida por Renan Calheiros (PDMB-AL), foi aprovado o requerimento de informações do líder do PSDB, senador Aloysio Nunes Ferreira (SP), sobre o uso dos aviões da FAB por autoridades brasileiras. As informações serão requisitadas ao Ministério da Defesa e terá a coordenação do primeiro-secretário, senador Flexa Ribeiro(PSDB-PA).

No requerimento, o líder do PSDB indaga quantas viagens foram feitas por autoridades brasileiras, o nome dos requisitantes, as origens e destinos dos voos, horários de partida e chegada, nomes dos eventuais acompanhantes e de todos os passageiros. As informações se referem ao período entre 2010 e 2013.

O pedido de Aloysio Nunes é consonante com o desejo do presidente do Senado, Renan Calheiros, de tornar público tudo o que cerca as viagens de autoridades com as aeronaves da FAB. "Novos tempos demandam transparência absoluta. O Senado torna públicas todas as informações sobre a Casa, exceto aquelas que a própria lei proíbe. Com transparência e controle social vamos aproximar ainda mais as instituições da sociedade brasileira".

A Mesa Diretora do Senado também aprovou o projeto de resolução acordado na reunião de líderes da última quarta (10) que muda o rito de apreciação dos vetos a partir do dia 1° de julho. A expectativa é que as novas regras já passem a vigorar a partir da sessão do Congresso desta quinta (11).

"Este é o grande avanço no fortalecimento do Legislativo", avaliou Renan Calheiros. Também foi aprovado requerimento de criação de Comissão Mista Permanente de Acompanhamento da Violência contra Mulher. O requerimento segue para aprovação na Mesa da Câmara.

 

Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado