Senado aprova projeto de prevenção à tortura

Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado - Quinta-feira, 11 de Julho de 2013
10/07/2013 00h25

O plenário do Senado aprovou na noite desta quarta-feira, 10, o PLC 11/2013 que tem como objetivo fortalecer a prevenção e o combate à tortura, mediante a integração de órgãos e entidades públicas e privadas, por meio do monitoramento, da supervisão e do controle de estabelecimentos e unidades onde se encontram pessoas privadas da liberdade.

A proteção da dignidade da pessoa humana, universalidade, objetividade, igualdade, imparcialidade, não-seletividade e não-discriminação são princípios que deverão nortear a atuação do SNPCT. Como organismos de suporte estão o Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (CNPCT) e o Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT).

O comitê deverá ser presidido pelo ministro-chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e integrado por 23 membros, escolhidos e designados pelo Presidente da República, 11 dos quais são representantes de órgãos do Poder Executivo federal, e 12, de conselhos de classes profissionais e de organizações da sociedade civil. Serão convidados a participar das reuniões do Conselho, em caráter permanente e com direito a voz, representantes do Ministério Público, do Poder Judiciário, da Defensoria Pública e de outras instituições públicas.

A matéria, de iniciativa do executivo, passou a tramitar em regime de urgência após o pedido feito pela ministra da Secretaria de Direitos Humanos ao presidente do Senado, Renan Calheiros. 

Ao concluir a sessão, Renan diz que o Senado foi orgulhamente pautado pela sociedade brasileira.

Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado