Senado aprova orçamento impositivo em 1º turno

Depois de um amplo acordo entre governo e oposição, o Plenário do Senado aprovou, em primeiro turno, a Proposta de Emenda à Constituição que obriga o pagamento das emendas parlamentares ao Orçamento da União, chamada PEC do Orçamento Impositivo.
05/11/2013 20h10

Depois de um amplo acordo entre governo e oposição, o Plenário do Senado aprovou, em primeiro turno, a Proposta de Emenda à Constituição que obriga o pagamento das emendas parlamentares ao Orçamento da União, chamada PEC do Orçamento Impositivo. Foram 62 votos a favor, nove contra e nenhuma abstenção. Com a aprovação da matéria, o governo fica obrigado a liberar parte das emendas parlamentares até o limite de 1,2% da Receita Corrente Líquida e 50 % desses recursos deverão obrigatoriamente ser investidos na saúde.

Pelo texto, os valores podem ser destinados para investimentos e custeio, mas não para o pagamento de pessoal e encargos sociais.  A PEC também incorporou a destinação de recursos da União à saúde de forma escalonada, chegando a 15% da receita corrente líquida em 2018.  Com a iniciativa devem ser destinados R$ 79 bilhões para a saúde em cinco anos. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), lembrou que a mudança na Constituição vai contribuir para a melhoria da saúde.

“É um aporte  fundamental para a saúde pública no Brasil. O Congresso dá um passo importante na luta para garantir um serviço melhor para todos os brasileiros”, destacou Renan.  Ficou acertado para esta quarta-feira (6), a votação das emendas e dos destaques ao texto. A proposta ainda precisa ser aprovada em segundo turno antes de ser promulgada.

O presidente Renan Calheiros também convocou para o próximo dia 19 de novembro a próxima sessão do Congresso Nacional, às 19h30. Na pauta a apreciação de vetos presidenciais e o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2014.

Linha Pontilhada
Logo Rádio Presidência Depois de um amplo acordo entre governo e oposição, o Plenário do Senado aprovou, nesta terça-feira (5), em primeiro turno, a Proposta de Emenda à Constituição que obriga o pagamento das emendas parlamentares ao Orçamento da União, chamada PEC do Orçamento Impositivo.
Linha Pontilhada