Representantes de garçons pediram a Renan apoio à Lei da Gorjeta

Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado - Quarta-Feira, 10 de Julho de 2013
10/07/2013 00h00

Representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (Contratuh), acompanhados de membros do Sindicato dos Garçons Barmen e Maîtres do Rio de Janeiro (Sigaban), encontraram-se com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), para pedir apoio na aprovação do PLC 57/2010, conhecido como a "Lei da Gorjeta".

O projeto 57/2010 altera a Consolidação das Leis do Trabalho, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, para disciplinar o rateio entre empregados da cobrança adicional sobre as despesas em bares, restaurantes, hotéis, motéis e estabelecimentos similares.

O presidente do Senado disse ser solidário ao pedido dos representantes da Contratuh e do Sigabam. Renan informou que está agendada para amanhã (11) uma reunião com as lideranças do Senado e da Câmara dos Deputados, em que será discutido um critério para priorizar a apreciação dos vetos. As reivindicações das centrais sindicais poderão constar da pauta da reunião.

- O Congresso precisa ter cuidado com a responsabilidade fiscal, o ideal é ter um critério consensual entre o Congresso e o governo na apreciação dos vetos. A reunião de amanhã é para buscar um consenso e eleger uma pauta prioritária. O processo legislativo só se conclui com a análise dos vetos, afirmou Renan.

 

Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado