Renan vai negociar com equipe econômica solução para dívidas dos agricultores do Nordeste

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse nesta segunda-feira, em Alagoas, que vai buscar uma saída definitiva para a renegociação das dívidas dos produtores rurais da área de atuação da Sudene (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste).
02/09/2013 17h45

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse nesta segunda-feira, em Alagoas, que vai buscar uma saída definitiva para a renegociação das dívidas dos produtores rurais da área de atuação da Sudene (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste). “Um texto que, de uma vez por todas, resolva o problema da renegociação das dívidas dos agricultores do Nordeste, dos que tiveram suas dívidas securitizadas. Para que eles possam também ter acesso a crédito novo”, disse Renan.

Está marcada para o dia 17 de setembro, uma terça-feira, a sessão do Congresso Nacional para a votação do veto da presidente Dilma Rousseff a alguns da MP 610/2013, conhecida com MP da Seca, que beneficia os agricultores endividados no semiárido brasileiro. O Congresso Nacional modificou a medida provisória original, tornando mais abrangentes as possibilidades de descontos dos débitos. Mas o governo federal alega que não há dinheiro em caixa para atender a essa ampliação.

A MP 610/2013 foi aprovada pelo Congresso Nacional no dia 11 de julho e sancionada, com vetos, pela presidente Dilma Rousseff no dia 19 do mesmo mês.