Renan se reúne com presidentes das comissões temáticas

Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado - Quarta-Feira, 17 de Abril de 2013
17/04/2013 00h00

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), reuniu-se, na tarde desta quarta-feira (17), com os presidentes das comissões temáticas, para discutir meios de otimizar a tramitação de matérias entre as comissões, e entre as comissões e o plenário. A Secretaria Geral da Mesa apresentou um estudo dividindo em temas as propostas que tramitam nas comissões, com o objetivo de melhorar a deliberação das matérias. As propostas serão separadas nos temas: administrativo, econômico, jurídico, social e honorífico. Essa divisão poderá ajudar, por exemplo, os presidentes das comissões a discutir os projetos de forma conjunta, acelerando o processo legislativo.

Durante a reunião, o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Vital do Rêgo (PMDB-PB), sugeriu que as comissões passem a abastecer o Plenário, de forma sistemática, com matérias cujos temas sejam relevantes para a sociedade, como a PEC das Domésticas e o Estatuto da Juventude, deliberados recentemente pelo Senado.

O presidente da Comissão de Assuntos Sociais, Waldemir Moka (PMDB-MS), relatou que visitou o Tribunal de Contas da União (TCU) para conhecer as auditorias temáticas e que saiu de lá com diversas sugestões para melhorar o trabalho na sua comissão.

No último 21 de março, o presidente do TCU, Augusto Nardes, visitou o presidente Renan Calheiros para anunciar que o tribunal passou por uma recente reestruturação, que alinhou sua atuação segmentando nos mesmos temas das comissões permanentes do Congresso, o que facilitou a comunicação com o Senado.

 

Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado