Renan reitera compromisso com economia no Senado

Renan repudiou a matéria publicada na edição do Jornal “O Globo” desta terça que alegou ter havido um gasto adicional com o pagamento de diárias para senadores.
18/03/2014 18h05

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), reiterou em plenário nesta terça-feira (18) o compromisso da Casa com a economia de recursos e com a busca de uma instituição mais enxuta e  racional do ponto de vista administrativo. Renan repudiou a matéria publicada na edição do Jornal “O Globo” desta terça que alegou ter havido um gasto adicional com o pagamento de diárias para senadores.

Presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), enfatiza que a Casa reduziu desde o ano passado gastos com passagens e diárias. Senadores ressaltam austeridade da atual administração. Foto: Waldemir Barreto

Segundo o presidente do Senado, os números citados na referida reportagem não comprometem a economia que vem sendo implantada na área administrativa, portanto na área meio. “Ao contrário das tradicionais suplementações orçamentárias, em 2013 o Senado Federal deixou de gastar R$ 275 milhões de reais. Cumpre ressaltar que o Senado Federal é uma instituição da República e missões oficiais, aprovadas pelo plenário, com a devida prestação de contas, fazem parte da rotina do parlamento brasileiro e de qualquer País”, esclareceu Renan.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), lembrou que todos os contratos da Casa estão sendo reavaliados. “A Comissão Diretora está melhorando significativamente a qualidade do gasto público no Senado. Nenhum órgão público federal reverteu recursos decorrentes de economias para suplementar o orçamento social da União. E nós tivemos a coragem de superar esse desafio”, afirmou.

Renan Calheiros, enfatizou que o Senado reduziu os gastos  com passagens e diárias. “Em 2011, diárias e passagens totalizaram 8,4 milhões de reais. Em 2013, esses gastos foram de 4 milhões. É uma redução de 50%. Tudo isso está cristalino, evidente e demonstrado no nosso Portal da Transparência. Vamos avançar cada vez mais nas ações para eliminar o gasto público ineficiente no Senado”, concluiu o presidente do Senado.

O líder do governo na Casa, senador Eduardo Braga (PMDB-AM), ressaltou a austeridade adotada pela Mesa. “São números inequívocos do esforço de austeridade realizado pela Casa”, afirmou Eduardo Braga. “Quero reforçar a forma austera com que Vossa Excelência conduz a Casa. Não temos tido suplementação orçamentária como ocorria todos os anos”, afirmou o senador José Pimentel (PT-CE).  O vice-presidente do Senado, Jorge Viana (PT-AC), também ressaltou o esforço empreendido pela Casa na economia com os gastos públicos.