Renan recebe presidente do Parlamento alemão

Stephan Weil , do Partido Social Democrata da Alemanha, conversou com Renan Calheiros na sala de audiências e depois participou da sessão plenária, onde fez um breve pronunciamento para os senadores.
19/03/2014 18h25

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), recebeu nesta quarta-feira (19) o presidente do Conselho Federal da Alemanha, equivalente ao Senado brasileiro. Stephan Weil , do Partido Social Democrata da Alemanha, conversou com Renan Calheiros na sala de audiências e depois participou da sessão plenária, onde fez um breve pronunciamento para os senadores.

Presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), em Plenário com presidente do Conselho Federal da Alemanha, Stephen Weil, e os senadores Casildo Maldaner (PMDB-SC) e Aécio Neves (PSDB-MG) - Foto: Jane de Araújo

Participaram do encontro os senadores Eduardo Suplicy (PT-SP), Eduardo Braga (PMDB-AM), Vital do Rego (PMDB-PB), Waldemir Moka (PMDB-MS), Lídice da Mata (PSB-BA), Paulo Davim (PV-RN) e Vanessa Grazziotim (PCdoB-AM). Os parlamentares brasileiros e alemães conversarem sobre as semelhanças e diferenças na política dos dois países e o papel dos parlamentos na solução dos conflitos comuns às democracias.

“A democracia permite as divergências. A coalizão no Brasil é uma das mais amplas do mundo o que nos exige um esforço maior”, disse Renan ao explicar aos colegas alemães as competências da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Renan Calheiros convidou Stephan Weil e o V Fórum de Presidentes de Parlamentos do G-20, marcado para o mês de agosto, em Brasília.

“Na Alemanha nós temos uma grande coalizão de governo. Mais de 80% dos congressistas são governistas, mas isso não significa que tudo é fácil e rápido. Também há controvérsias”, explicou Weil, que se disse extremamente honrado com o convite do senador Renan Calheiros para participar da sessão plenária. “Isso é extraordinário”, comentou Weil.

Para dar as boas vindas durante a sessão plenária, Renan enfatizou os valores e princípios que norteiam os dois países como Estado de direito, democracia, direitos humanos e o multilateralismo. Renan Calheiros também lembrou a importância do comércio entre Brasil e Alemanha. Na saudação aos colegas, o parlamentar alemão disse que, assim como todo o mundo, a Alemanha tinha um grande respeito pelas conquistas sociais do povo brasileiro nos anos recentes. “A minha visita tem o objetivo de fortalecer ainda mais as relações entre Brasil e Alemanha, que já podem ser consideradas, excelentes”, afirmou.

Stephan Weil visitou o Senado acompanhado de parlamentares alemães e do Secretário de Estado de Segurança Pública e Esporte de Niedersachsen, Boris Pistorius; do Secretário de Estado e Diretor do Conselho Federal da Alemanha, Gerd Schmitt; e do Encarregado de Negócios da Embaixada da Alemanha, ministro Caludius Fischbach.