Renan recebe ministro de Negócios Estrangeiros da Nigéria

Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado - Segunda-feira, 15 de Julho de 2013
15/07/2013 17h35

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), recebeu na tarde desta segunda-feira (15) o ministro de Negócios Estrangeiros da República Federal da Nigéria, embaixador Olugbenga Ayodeji Ashiru. No encontro, Renan e a comitiva de Ashiru conversaram sobre as relações bilaterais entre o Brasil e aquele país africano. Os dois países mantém um forte relacionamento baseado nas trocas comerciais e ainda nas raízes culturais brasileiras, visto que muitos afro-brasileiros descendem de nigerianos que para aqui foram trazidos na época da escravidão.

O volume do comércio bilateral entre os dois países aumentou significativamente ao longo dos anos e hoje a Nigéria é o principal fornecedor de petróleo para o Brasil, perfazendo 60% dessa importação, o que significa um déficit de R$9 bilhões para os brasileiros. Para o presidente do Senado, é muito importante que haja um equilíbrio na balança comercial, com o incremento das exportações brasileiras.
O presidente do Senado disse também que o Brasil e Nigéria têm potencial para intensificar os negócios, com a troca comercial de outros produtos. Ashiru, por sua vez, afirmou que a Nigéria tem muito interesse na cooperação brasileira no setor da agricultura, além da infraestrutura e de energia elétrica. "Temos muito que aprender com o Brasil no que diz respeito a produção de arroz e de energia elétrica", afirmou o ministro nigeriano.

Durante o encontro, Renan Calheiros disse a Ashiru que no próximo semestre o Congresso Nacional dedicará muitos de seus esforços para aprovar o Código Brasileiro da Mineração. "O projeto de código, que já foi enviado pelo Governo Federal, será de grande interesse para o setor petrolífero, e também para os países exportadores como a Nigéria", anunciou Renan.

Renan Calheiros avaliou para a comitiva nigeriana o atual momento político brasileiro. "Estamos vivendo um momento de muitas inquietações que tem nos levado a uma nova agenda para dar respostas mais céleres à população", disse. Também participaram do encontro com Ashiru o presidente da Comissão das Relações Exteriores, Ricardo Ferraço (PMDB-ES); e os senadores Eduardo Suplicy (PT-SP) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).

 

Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado