Renan recebe convite para posse de Marco Aurélio na Presidência do TSE

Será a terceira vez que Marco Aurélio, que atualmente é vice-presidente do TSE, ocupará o cargo. O ministro Marco Aurélio integra o STF desde junho de 1990.
06/11/2013 18h50

Renan recebe convite para posse de Marco Aurélio na Presidência do TSE - Foto: Jonas Pereira

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), na tarde desta quarta-feira (6), recebeu a visita do ministro Marco Aurélio de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), que veio ao Gabinete da Presidência da Casa entregar o convite de sua posse no cargo de presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no dia 19 de novembro próximo. Renan Calheiros expressou sua satisfação pelo recebimento do convite e confirmou a sua presença na posse.

Durante o encontro, Renan e Marco Aurélio conversaram sobre vários assuntos de interesse do Judiciário, entre esses, a PEC da Bengala, que eleva de 70 para 75 anos a idade-limite para permanência no serviço público. A proposta de emenda à Constituição, que se encontra na Câmara, estende a permanência de juízes e procuradores nos cargos que ocupam. Também conversaram sobre vários tópicos ligados a política nacional e ainda sobre futebol.

Será a terceira vez que Marco Aurélio, que atualmente é vice-presidente do TSE, ocupará o cargo. O ministro Marco Aurélio integra o STF desde junho de 1990. Formado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, o ministro é mestre em Direito Privado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

De acordo com a Constituição Federal, o TSE é composto por, no mínimo, sete ministros. Os ministros são escolhidos por meio de eleição: três entre os ministros do Supremo Tribunal Federal e dois entre os ministros do Superior Tribunal de Justiça. O colegiado se completa com a participação de dois advogados, escolhidos e nomeados pelo presidente da República entre advogados indicados pelo STF em listas tríplices.