Renan participa do encerramento do Ano Brasil Portugal

Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado - Sexta-feira, 7 de Junho de 2013
07/06/2013 00h00

O Ano Brasil Portugal, que teve início em 7 de Setembro de 2012 - quando foi comemorado os 190 anos da Independência brasileira, - será encerrado na próxima segunda-feira – 10 de Junho – data nacional portuguesa escolhida em memória do poeta Luiz Vaz de Camões, que faleceu nesse dia, no ano de 1580.

O objetivo do evento, com 10 meses de intensa programação de intercâmbio de artistas e produções, foi o de apresentar ao público português a criatividade e a diversidade do pensamento, as manifestações artísticas e culturais do Brasil, além de intensificar o intercâmbio científico e tecnológico e estreitar as relações econômicas dos dois países. Para sediar os eventos, entre esses, shows, exposições, debates, teatro, cinema, música, artes plásticas, dança, gastronomia entre outros, foi criado em Lisboa o Centro Cultural Espaço Brasil. O presidente da Funarte e comissário-geral do Ano do Brasil em Portugal, Antônio Grassi, afirmou que o Espaço Brasil é um presente do Ano do Brasil em Portugal para todos os portugueses. "Um grande centro de entretenimento e cultura", comemorou.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), encontra-se em Lisboa, como convidado especial, para participar do encerramento das festividades de encerramento das festividades. Em maio último, Renan Calheiros recebeu em seu gabinete na Presidência do Senado, o presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal Brasil, o deputado português Carlos Páscoa Gonçalves, e uma comitiva de sete parlamentares de seu país, que lhe reiteraram o convite para participar dos eventos de encerramento. Entre esses, um almoço a ser realizado amanhã (8) na residência do embaixador do Brasil, Mario Vilalva, com a presença de vários artistas brasileiros. Ontem o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), foi recebido na Assembleia da República de Portugal, pela presidente da instituição, Maria da Assunção Andrade Esteves.

No domingo (9), Renan Calheiros participará também de outro almoço no restaurante Belcanto, preparado pelo chef Alberto do restaurante paulista Épice, especializado na fusão das culinárias brasileira e portuguesa. Na segunda-feira (10), Renan Calheiros e esposa, em companhia dos senadores Gim Argello e Ricardo Ferraço, que lhe acompanham na viagem a Portugal, de um banquete oferecido pelo presidente Aníbal Cavaco Silva, no Palácio Queluz, em homenagem à Dilma Rousseff. No encerramento da visita, Renan Calheiros assistirá ao espetáculo "Maria Bethania e as palavras", quando a cantora baiana declamará poemas do poeta português, Fernando Pessoa.

Antes de embarcar para Portugal, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou sentir-se honrado em participar do encerramento do ano Brasil em Portugal. "A diversidade e o dinamismo da produção cultural dos dois países, a nossa história em comum, além das relações comerciais há muito justificavam um evento tão importante como este", disse Renan salientando a importância das relações luso-brasileiras. "Os investimentos brasileiros em Portugal e a tradicional presença de empresas brasileiras no Brasil mostram como as relações bilaterais entre os dois países são importantes", afirmou. Segundo dados oficiais, em 2012, o comércio entre o Brasil e Portugal foi de US$ 2,623 bilhões, com saldo de US$ 625 milhões favoráveis ao Brasil. De acordo com Renan, tais números demonstram que as relações bilaterais entre os dois países podem ser fortalecidas, sobretudo na questão da cooperação técnica e científica.

"Um dos grandes desafios nessa parceria é a garantia da competitividade. Nesse sentido, devemos estabelecer acordos entre os dois países. Temos como exemplo de cooperação tecnológica a fábrica da aeronáutica brasileira Embraer, que produz peças para aviões na cidade portuguesa de Évora. Na parceria comercial, outro ponto que devemos destacar foi o apoio dado por Portugal para a escolha do embaixador Roberto Azevedo para a direção-geral da Organização Mundial de Comércio", relembrou.

Segundo Renan Calheiros, o ano Brasil em Portugal se constituiu em uma excelente oportunidade para estreitamento dos laços entre duas pátrias que sempre foram tão próximas e que juntas podem fazer grande diferença para a economia mundial. "Temos que, cada vez mais, promover debates sobre as oportunidades para reforçar as relações econômicas e empresariais entre os dois países. A presença portuguesa faz parte do que somos, é integrante da nossa identidade, da mistura que nos faz brasileiro", afirmou.

"Parabenizo a todos pelo ano Brasil em Portugal. Que juntos possamos fazer bons negócios, dividir, aprender e consolidarmos cada vez mais um futuro de grande sucesso para as duas nações", disse ainda o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

 

Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado