Renan participa com Dilma de inauguração no canal do sertão

Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado - Terça-feira, 12 de Março de 2013
12/03/2013 00h00

Acompanhado da presidente da República, Dilma Rousseff, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), participou da inauguração dos primeiros 65 quilômetros do Canal do Sertão, no município de Água Branca, em Alagoas, (296 km de Maceió). O canal é uma obra federal que vai minimizar os problemas enfrentados pela população nos longos períodos de seca.

O canal se estende, inicialmente de Delmiro Gouveia até Água Branca e funciona com o bombeamento de águas do Lago de Moxotó, na divisa com o estado da Bahia. No total, são 10 pontos de captação d’água espalhados ao longo do canal.

Iniciada em 1992, pelo presidente Fernando Collor de Mello, as obras do Canal do Sertão foram retomadas em 2002. A expectativa é de que quando pronto, o canal beneficiará um milhão de alagoanos em 42 municípios, alcançando a marca de 250 km de extensão, de Delmiro Gouveia à Arapiraca, no Agreste alagoano. O aumento da oferta de água vai estimular o desenvolvimento da agricultura familiar, a pecuária e a psicultura na região. Em Água Branca, a presidente Dilma anunciou mais R$ 5 milhões para a obra. "É preciso garantir ao Nordeste as mesmas oportunidades que tem no Sul e no Sudeste", disse a presidente.


Durante a solenidade, a presidente Dilma Roussef fez questão de destacar que, a pedido do presidente Renan Calheiros (PMDB-AL), o governo federal dará início a duas outras obras importante no Estado. Diante de centenas de pessoas e autoridades políticas que compareceram à cerimônia de lançamento de uma das maiores obras hídricas do nordeste, a presidente garantiu a realização da pavimentação do único trecho da BR-316 ainda não asfaltado - entre Carié e Inajá - e a construção de um viaduto no entroncamento da BR-104 com a BR-316, em Maceió, por cima do atual posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) do Tabuleiro do Martins.

"São duas obras vitais para o Estado. Fico muito feliz com a decisão da presidente Dilma que está ajudando muito o Estado de Alagoas. Nós em Brasília temos feito nossa parte buscando recursos para desenvolver Alagoas e proporcionar mais empregos, renda e qualidade de vida para os alagoanos", enfatizou o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), lembrou a importância do Canal do para a população da região, que convive com longos períodos de estiagem. "Além da questão humanitária, levar a água tratada para o Sertão e o Agreste é uma forma de garantir alimento, emprego e renda para o sertanejo. O Canal do Sertão é o maior de todos os projetos para o desenvolvimento sustentável do semiárido alagoano", afirmou Renan Calheiros.

 

Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado