Renan negocia com Mantega dívida dos agricultores do semiárido

Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado - Quarta-Feira, 5 de Junho de 2013
05/06/2013 00h00

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, reuniram-se nesta manhã (5), com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, para discutir a reestruturação das dívidas dos agricultores semiárido nordestino prejudicados pela seca. O líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), relator da Medida Provisória 610, que trata do auxílio de emergência aos agricultores, também participou da reunião.

A reestruturação da dívida foi anunciada ontem pela presidente Dilma Rousseff que pediu ao ministro Mantega para negociá-la com o Congresso Nacional. Um dos pontos em debate é a concessão aos agricultores do semiárido de um desconto de até 85% para liquidação de operações contratadas até 2006, com valor original até R$ 35 mil por mutuário, com recursos do Banco do Nordeste do Brasil (FNE) ou do Orçamento Geral da União.

Também se discute a composição de dívidas contratadas até 2006, cujo valor original era de até R$ 200 mil, em até 10 anos, com taxa de juros de recursos do FNE. Hoje à tarde o senador Eunício Oliveira reúne-se novamente com o ministro Mantega e a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, para discutir a questão. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse que até a próxima semana a negociação deverá estar concluída.

 

Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado