Renan, Mercadante e Ideli discutem projetos que trazem impacto ao governo

Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado - Terça-feira, 2 de Julho de 2013
02/07/2013 00h00

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), recebeu nesta terça-feira (2), a visita dos ministros da Educação, Aloízio Mercadante, e das Relações Institucionais, Ideli Salvatti. Eles vieram discutir a pauta de votações proposta pelo presidente do Senado e pelos líderes partidários. A agenda legislativa é uma tentativa do Congresso de atender com agilidade algumas das reivindicações feitas em recentes manifestações, que tomaram conta das ruas de várias cidades do Brasil. Entre os itens está a melhoria dos serviços públicos, como saúde e educação, além de uma legislação mais rigorosa no combate à corrupção.

Na audiência, Ideli pediu a Renan que o Senado altere a redação dada pela Câmara ao projeto de Lei Complementar 41/2013, que destinou 75 % dos royalties para a educação e 25% para a saúde. O executivo não concordou com a mudança e pediu que o Senado restaure o texto original, e destine 100 % dos royalties à educação. "Da forma como saiu da Câmara dos Deputados, o projeto tem questões delicadas, tal como mudança que mexe no principal do Fundo Social destinado a educação", esclareceu a ministra.

O presidente do Senado, Renan Calheiros, tranquilizou os ministros e observou que o Parlamento vai continuar atendendo às demandas da população com agilidade. Ele rebateu as preocupações do governo de que, alguns projetos que venham a ser aprovados, comprometam as contas públicas. "Há uma nova realidade imposta , uma realidade que sai as ruas e que nós precisamos discutir. Temos que ver as prioridades do orçamento. Não é irresponsabilidade fiscal, é discutir o que é a prioridade no Orçamento", afirmou Renan.

 

Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado