Renan lança Portal de Dados Socioeconômicos dos Estados

Usando como base os dados do IBGE e do Tesouro Nacional, o portal permite que o usuário faça as pesquisas conforme a necessidade e também apresenta planilhas prontas
27/11/2013 16h55

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), lançou nesta quarta-feira (27) o Portal de Dados Federativos, que reúne elementos e informações de abrangência nacional e estadual de interesse da Federação como dados socioeconômicos, finanças estaduais, contas nacionais e regionais e a legislação relacionada.

Renan lança Portal de Dados Socioeconômicos dos Estados - Foto: Jonas Pereira

De acordo com a secretária geral da Mesa, Cláudia Lyra, “não existe no país um banco de dados igual a este”. Usando como base os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), o portal permite que o usuário faça as pesquisas conforme a necessidade e também apresenta planilhas prontas. A ferramenta permite avaliar as receitas e despesas dos estados, que já era um pedido dos senadores, para auxiliar nas discussões sobre o endividamento público, guerra fiscal e outros assuntos referentes ao pacto federativo e à reforma tributária.

“Em toda decisão sobre questão federativa nós tínhamos que recorrer aos dados do Ministério da Fazenda. A partir de agora não. Nós temos o nosso portal que vai oferecer informações, subsídios e os números para que nós possamos com absoluta independência sustentar o debate seja em que área for”, disse Renan Calheiros em seu discurso. Nesse sentido, Renan lembrou-se da sessão temática realizada para discussão do Pacto Federativo, quando foi necessário buscar informações fora do Congresso Nacional.

A construção do portal foi feito por um grupo de oito servidores das Consultorias Legislativa e de Orçamentos e do Prodasen durante seis meses. “Enganam-se os que acreditam que o portal apenas reúna dados e informações antes dispersos. O portal implicou agregar valor ao trabalho realizado pelos órgãos e as entidades que os produziram originalmente”, afirmou Renan, para quem o cidadão será um dos grandes beneficiados com a iniciativa.