Renan intercede por canavieiros e Dilma concede subsídios

Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado - Segunda-feira, 20 de Maio de 2013
20/05/2013 00h00

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), na viagem que faz nessa segunda-feira (20) a Pernambuco, em companhia de Dilma Rousseff, conseguiu um encontro da presidente da República com produtores de cana nordestinos na Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP), no bairro da Imbiribeira, no Recife. Renan Calheiros, à convite da presidente Dilma, também participou da reunião.

Durante o encontro, a presidente anunciou a destinação de R$ 125 milhões em subsídios para os produtores de cana da região, que foram muito penalizados pela seca na Zona da Mata. Serão beneficiados diretamente 17 mil canavieiros, com um auxílio de R$ 12 por tonelada de cana, limitado a 10 mil toneladas por produtor.

Para ter acesso ao subsídio, o beneficiado deverá apresentar à Conab as notas fiscais que comprovam a entrega do produto às usinas. A medida, que ajudará especialmente os pequenos produtores a manterem sua renda, havia sido deferida pelo Congresso, via emenda, na Medida Provisória 587, mas Dilma vetou-a. A decisão foi tomada após uma conversa que o presidente Renan manteve com ela, depois da aprovação do PM dos Portos e de negociações com a União Nordestina dos Produtores de Cana (Unida).

 

Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado