Renan instala comissão que irá analisar financiamento para a educação

Renan Calheiros instalou nesta terça-feira (1), a comissão especial de senadores que vai analisar fontes de financiamento para a educação.
01/10/2013 15h20

Renan instala comissão que irá analisar financiamento para a educação - Foto: Marcos Oliveira

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL),  instalou nesta terça-feira (1), a comissão especial de senadores que vai analisar fontes de financiamento para a educação. O colegiado terá dez senadores e será presidido pela senadora Ângela Portela (PT-RR) . O relator será o senador Cristovam Buarque (PDT-DF).

Na oportunidade, o presidente do Senado, Renan Calheiros, alertou sobre a qualidade da educação no país que, segundo ele, é um dos maiores gargalos a serem superados pelo Brasil. Renan revelou preocupação com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), divulgada na semana passada que revelou um aumento na taxa de analfabetismo.   De acordo com o levantamento, a  taxa de analfabetismo das pessoas de 15 anos ou mais foi estimada em 8,7%, o que corresponde ao contingente de 13,2 milhões de analfabetos. “Há 15 anos, não havia aumento no índice de analfabetismo, além disso, mais da metade da população analfabeta do país está na região Nordeste”, disse Renan.

Linha Pontilhada 650px
Logo Rádio Presidência Renan instala comissão que vai propor formas de financiamento para a educação
Linha Pontilhada 650px

O presidente do Senado, Renan Calheiros,  ressaltou também que o Congresso tem aprovado projetos para garantir mais recursos para a educação. “Aprovamos e já foi sancionado pela presidente da República, Dilma Rousseff, o projeto que  destinou 75% da parte dos royalties do petróleo  para a educação. Esta foi uma das contribuições do Congresso para melhorar a qualidade dos serviços públicos que nos é cobrada pela sociedade. Além disso, estamos discutindo o Plano Nacional de Educação (PNE), que amplia progressivamente o percentual de investimentos na área. O patamar a ser investido na educação é de 10% do Produto Interno Bruto do país”, esclareceu. “É impossível  pensar em desenvolvimento econômico e social sem a garantia de uma  educação de qualidade e universal. Mais do que um direito, a educação é o passaporte para um país melhor. É por meio da aquisição de conhecimento que teremos um Brasil mais justo para todos”, concluiu Renan. No total, a comissão especial terá até o dia 16 de dezembro para encerrar os trabalhos.