Renan instala comissão de juristas para formular Lei Geral do Desporto

O grupo composto por dez especialistas será presidido por Caio César Vieira Rocha, presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), e terá 180 dias para concluir os trabalhos.
29/10/2015 11h45

Nesta quinta-feira (29), o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), instalou a comissão de juristas que vai elaborar o anteprojeto de uma Lei Geral do Desporto. O grupo composto por dez especialistas será presidido por Caio César Vieira Rocha, presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), e terá 180 dias para concluir os trabalhos. O senador Romário (PSB-RJ), presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) também participou da instalação.

Nesta quinta-feira (29), o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), instalou a comissão de juristas que vai elaborar o anteprojeto de uma Lei Geral do Desporto. Foto: Jane de Araújo

“Há muito tempo que o imbricamento entre legislações esparsas sobre o assunto se transformou em uma balbúrdia na qual ninguém sabe mais quem deve dar o apito final”, disse Renan ao considerar que a formulação de uma lei geral para reger as práticas esportivas no Brasil é “daquelas providências que urgem serem tomadas”.

Segundo o presidente do Senado, o variado número de leis existentes, como a Lei Pelé, a Lei do Bolsa Atleta e o Estatuto do Torcedor, entre outras, “divergem e confundem”. Além disso, Renan destacou que uma Lei Geral do Desporto pode ajudar a coibir práticas nocivas que ainda persistem no meio esportivo e que afastam os torcedores; e “de quebra”, difundir e incentivar o esporte brasileiro.

“Potencialidades para a prática esportiva temos de sobra. Possibilidades para as diversas modalidades, pululam na maior parte das regiões do território brasileiro. Talentos, ninguém duvida. O que nos falta é mais organização e clareza nas diretrizes, mais difusão, divulgação e incentivo”, avaliou Renan.

O presidente do Senado destacou que a valorização do esporte também vai ajudar a movimentar a economia do País. “A realização de grandes eventos esportivos é reconhecidamente fator de aumento do turismo receptivo, alavancando a economia em qualquer país ou cidade que lhes servem de sede”, ponderou Renan.

O presidente do Senado destacou que a valorização do esporte também vai ajudar a movimentar a economia do País. “A realização de grandes eventos esportivos é reconhecidamente fator de aumento do turismo receptivo, alavancando a economia em qualquer país ou cidade que lhes servem de sede”, ponderou Renan. Foto: Jane de Araújo

“Uma Lei Geral do Desporto será, sem dúvida alguma, um instrumento para uma política de Estado mais efetiva para o esporte brasileiro, e que ofereça mais oportunidades de inserção social”, acrescentou o presidente do Senado.

Renan Calheiros lembrou as diferentes comissões de juristas que tem atuado na Casa, entre elas, as destinadas a rever a Lei de Execução Penal e o Código Comercial. “Ao constituir essas comissões de juristas, a intenção do Senado é elaborar anteprojetos de qualidade para futuro exame dos senadores”, afirmou Renan.

“Como patriota orgulhoso, não torço, como todos sabem, contra o país, não conspiro contra a sociedade, nem empunho bandeiras contra as instituições. Visto a camisa do Brasil, que está cansado de sabotadores seletivos que insistem em ver o País, na segunda, na terceira e, alguns até, na quarta divisão”, conclui Renan desejando à comissão sucesso na elaboração do anteprojeto.