Renan inaugura Campanha Outubro Rosa e exposição Viva Vida

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), prestigiou nesta terça-feira (04), o Lançamento da Campanha Outubro Rosa – e abertura da exposição​ fotográfica Viva Vida, da Recomeçar e Iluminação do Congresso Nacional em homenagem à Campanha.
04/10/2016 18h55

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), prestigiou nesta terça-feira (04), o Lançamento da Campanha Outubro Rosa – e abertura da exposição​ fotográfica Viva Vida, da Recomeçar e Iluminação do Congresso Nacional em homenagem à Campanha.

Em discurso, Renan lembrou que, “a consciência de que os fatores predisponentes para uma grande gama de doenças por si só não são suficientes para o seu surgimento é uma das mais valiosas certezas que podemos ter sobre a manutenção de nossa saúde. E por que não dizer, das nossas vidas!

Segundo ele, o que determina, na maioria das vezes, a instalação de alguma enfermidade são os fatores contribuintes, “hábitos de vida, o ambiente no qual vivemos, os cuidados com o funcionamento saudável de nosso organismo, entre os quais sobressai, sem sombra de dúvida, a prevenção”.

Neste contexto, Renan Calheiros (PMDB-AL), avalia a pertinência das campanhas de alerta à população sobre a importância da prevenção das doenças. “Quaisquer que sejam elas. E todos os modos possíveis de forma a servir de alertar a todos”, disse ele.

Renan anunciou disse que o Congresso Nacional se cobre de cor de rosa para conscientizar a todos, especialmente as mulheres, sobre o quão importante é a prevenção do câncer de mama. “Se para quase todas as doenças os cuidados preventivos são essenciais, no caso do câncer mamário é o fator que delimita a possibilidade de continuar vivendo ou, de modo contrário e trágico, dar chances para que a morte interrompa a existência de tanta gente. Isso por que, como todos sabemos, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres em todo o mundo e no Brasil, perfaz cerca de 25% dos casos de incidência desta enfermidade”, alertou Renan.

O presidente do Senado lembrou estimativa do Instituto Nacional do Câncer, que somente neste ano quase sessenta mil mulheres serão diagnosticadas com câncer de mama. “Caso os nódulos sejam identificados quando ainda menores que um centímetro, as chances de cura chegam a 95%! O que é maravilhoso e que deve servir de estímulo para todas as mulheres”, lembrou Renan.

Ele reiterou que a Campanha Outubro Rosa, conta com o irrestrito apoio do Parlamento, e que ilumine todas as mulheres do país para a essencialidade dos cuidados com a saúde, “que a cor rosa sirva como uma mensagem de que as predisposições do nosso organismo, por si somente, não são suficientes, na grande maioria das vezes, para o nosso adoecimento, caso evitemos os fatores contribuintes, tal como o menosprezo com a prevenção”.

Exposição Viva Vida

Na cerimônia, Renan Calheiros inaugurou a exposição de fotos da Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília, “espero que seja uma demonstração de que quando não foi possível prevenir, ainda sobrevém a possibilidade de tratamento, de procedimentos, de cirurgias, das quais não podemos abrir mão, por que sobretudo vale o lema Viva a Vida, tal como se intitula essa iniciativa”. Meus parabéns especial às mulheres que sabem de seu valor e da importância delas na vida de todos nós”, finalizou.