Renan entrega medalha a políticos que ajudaram a Constituição

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), também foi homenageado com a medalha Ulysses Guimarães. Renan foi deputado constituinte, é autor da emenda constitucional que faculta o voto aos 16 anos e atuou também na comissão pelos direitos das miniorias.
13/11/2013 13h30

Renan entrega medalha a políticos que ajudaram a Constituição - Foto: Jane de Araújo

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), entregou nesta quarta-feira (13) a Medalha Ulysses Guimarães aos senadores constituintes José Agripino Maia (DEM-RN), Lídice da Mata (PSB-BA), Osvaldo Sobrinho (PTB-MT) e Edison Lobão (PMDB-MA), atual ministro das Minas e Energia. O ex-presidente da República e atual senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL), embora não tivesse participado da Assembleia Nacional Constituinte, também recebeu a medalha "por ter colaborado com a implementação da nova Carta Magna enquanto governador de Alagoas", explicou Renan.

Os senadores iriam receber a homenagem junto com outras personalidades na sessão especial de comemoração pelos 25 anos da Constituição Federal, que ocorreu no dia 29 de outubro, mas por impedimentos pessoais não puderam estar na sessão na qual o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), também foi homenageado com a medalha Ulysses Guimarães. Renan foi deputado constituinte, é autor da emenda constitucional que faculta o voto aos 16 anos e atuou também na comissão pelos direitos das minorias.

A criação da Medalha Ulysses Guimarães foi aprovada pelo Senado no último mês de agosto e leva o nome do presidente da Assembleia Nacional Constituinte. Ela é concedida a pessoas ou empresas que se destacarem na promoção da cidadania e do fortalecimento das instituições democráticas. A criação da medalha foi proposta pelo senador Vital do Rêgo (PMDB-PI), que entregou a medalha, junto com um diploma aos homenageados.