Renan empossa Vanessa Grazziotin como Procuradora Especial da Mulher

Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado - Terça-feira, 26 de Março de 2013
26/03/2013 00h00

Na manhã desta terça-feira (26), o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB – AL), empossa a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) como Procuradora Especial da Mulher do Senado, com atribuições de "zelar pelas políticas de gênero em discussão no Legislativo, bem como pela aplicação dessas políticas no âmbito do Senado Federal."

A posse será às 11h30, na sala de audiências da Presidência do Senado.

Vanessa Grazziotin será a primeira a assumir a procuradoria, que foi criada no último dia 20 de fevereiro pelo presidente do Senado, Renan Calheiros. "A Procuradoria é mais um instrumento do Senado em favor da causa das mulheres, particularmente na luta contra a violência", diz a senadora Vanessa Grazziotin.

Na cerimônia de posse, será apresentado o resultado de pesquisa do DataSenado, realizada em fevereiro, que mostra que 99% dos entrevistados conhecem a Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06) e 66% das mulheres passaram a se sentir mais protegidas depois de sua publicação - o número sobre para 71% na opinião das mais jovens.

"A série histórica das pesquisas do DataSenado é instrumento de controle social e modelo de acompanhamento na aplicação das leis aqui aprovadas", diz o presidente Renan Calheiros. "Os índices de cada pesquisa do DataSenado retratam como a sociedade reage à lei e também como – e em que espaço de tempo – as leis podem mudar para melhor atitudes e comportamentos", reforça o presidente.

Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado