Renan e Henrique Alves se reúnem com Gilmar Mendes

Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado - Segunda-feira, 29 de Abril de 2013
29/04/2013 00h00

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), se reúnem nesta segunda-feira (29) com o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes. O encontro será às 16h no Supremo Tribunal Federal. Será a primeira reunião desde a decisão tomada na semana passada, quando Gilmar Mendes suspendeu a tramitação do projeto que dificulta a criação de novos partidos e estava em discussão no plenário do Senado.

Na reunião deve ser discutido o agravo regimental interposto pelo Senado contra a decisão de Mendes. Outro assunto deve ser a aprovação, pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, da Proposta de Emenda Constitucional que dá aos parlamentares a prerrogativa de rever decisões do Supremo nos casos de ações de inconstitucionalidade e súmulas vinculantes. O projeto gerou desconforto entre os ministros do STF.

Em Comandatuba (BA), onde participa de um fórum de empresários, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), defendeu o diálogo com o STF como forma de buscar o entendimento. "Não estamos em crise institucional e precisamos perseverar nas conversas, para que não se instale uma crise. A solução precisa ser construída dentro das instituições", disse Renan.

 

Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado