Renan diz que transparência e controle social estimulam Reforma Política

No discurso, Renan Calheiros defendeu o papel do Congresso Nacional na nova legislação político-eleitoral.
10/09/2015 14h15

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), participou nesta quinta-feira (10) da abertura do Seminário Reforma Política, realizado pelo Superior Tribunal Eleitoral (TSE). O objetivo do encontro é discutir, com especialistas, juristas e políticos, os principais pontos do projeto da Reforma Política, cuja redação final foi aprovada no plenário do Senado esta semana e agora está em discussão na Câmara dos Deputados.

Financiamento de campanha; voto facultativo; reeleição; duração dos mandatos; unificação das eleições; sistemas eleitorais; coligações e fidelidade partidária e participação da mulher na política são alguns dos pontos em debates. No discurso, Renan Calheiros defendeu o papel do Congresso Nacional na nova legislação político-eleitoral.

O presidente lembrou a pesquisa feita pelo DataSenado na qual 80% dos entrevistados declararam que a reforma traz mais vantagem do que desvantagem. “Transparência tem sido a grande preocupação do Congresso Nacional. Os eleitores estão trocando informações pelas redes sociais como fator permanente da cidadania”, afirmou Renan.