Renan diz que parlamentares vão pedir libertação de ativista brasileira do Greenpeace

Vanessa Grazziotin e Humberto Costa irão a Rússia na próxima quarta (30) para negociar com o Parlamento Russo a libertação brasileira Ana Paula Maciel
25/10/2013 10h36

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), informou nesta sexta-feira (25), que os senadores  Vanessa Grazziotin (PC do B-AM)  e Humberto Costa (PT-PE) irão a Rússia na próxima quarta-feira (30) para negociar com o Parlamento Russo a libertação brasileira Ana Paula Maciel. Eles integram a comissão de parlamentares criada pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, para interceder a favor da ativista presa desde 30 de setembro.

Nesta semana, a Justiça russa amenizou as acusações aos ativistas do Greenpeace detidos no Ártico, quando faziam um protesto em barco de bandeira holandesa, em águas internacionais. Entre os 30 ativistas detidos está a brasileira Ana Paula Maciel, 31 anos. As acusações de pirataria foram substituídas por vandalismo. “ Já houve uma descaracterização da acusação inicial, mas vamos defender a ideia de que ela possa responder em liberdade. O Parlamento brasileiro fará um esforço para que Ana Paula  possa responder em liberdade”, disse o presidente do Senado, Renan Calheiros, na manhã desta sexta-feira (25).

Renan já enviou uma correspondência à presidenta do Conselho da Federação da Assembleia Federal da Rússia, Valentina Matvienko, para pedir que a ativista brasileira seja libertada. Agora, uma comissão de parlamentares brasileiros deverá fazer o mesmo pessoalmente.

CPI

Renan Calheiros também anunciou a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito proposta pela senadora Lídice da Mata (PSB-BA) com o objetivo de investigar o assassinato de jovens negros no Brasil. “A criação da CPI  é justificada pelos números brutais que atingem os negros, já estamos conferindo as assinaturas. Fiz um apelo para que o presidente seja o senador Paulo Paim (PT-RS)”, esclareceu.