Renan diz que episódio sobre espionagem será investigado pelo Congresso

Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado - Segunda-feira, 8 de Julho de 2013
08/07/2013 01h00

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), comentou nesta segunda-feira, em plenário, a denúncia de que a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA) espionou milhões de e-mails e ligações telefônicas de brasileiros. Reportagem publicada pela imprensa, nesta segunda-feira, aponta que até 2002 funcionou em Brasília uma das estações de espionagem, nas quais agentes da NSA trabalharam em conjunto com a Agência Central de Inteligência (CIA) dos Estados Unidos.

Em nota, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou que Congresso Nacional deve averiguar as denúncias, que classificou como "uma intromissão inaceitável". Renan disse que cabe ao governo brasileiro exigir todas as explicações das autoridades americanas. 

Veja a íntegra da Nota:

NOTA

As informações divulgadas sobre possível espionagem de comunicação de cidadãos brasileiros são graves, preocupantes e devem ser investigadas em profundidade. Ao Congresso Nacional cabe averiguar a veracidade das informações e exigir as explicações das autoridades.

O Congresso Nacional conta com a Comissão de Controle de Atividades de Inteligência, criada em 1999, pela Lei 9.883. A comissão, atualmente, é presidida pelo deputado Nelson Pellegrino (PT-BA) e tem como vice-presidente o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES).

No trabalho de investigação, a Comissão de Relações Exteriores também deve colaborar no sentido de esclarecer ao Brasil todo o ocorrido. A Presidência do Congresso Nacional está à disposição destes colegiados para colaborar e agir no que for preciso a fim de um esclarecimento cabal. 

Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado