Renan defende regime de urgência para Estatuto da Juventude

Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado - Terça-feira, 26 de Março de 2013
26/03/2013 00h00

O regime de urgência para a tramitação do Estatuto da Juventude foi defendido pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB/AL). A posição do presidente foi passada para os componentes da Juventude do PMDB, durante audiência na Presidência do Senado realizada na tarde desta terça-feira (26).

Segundo o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), o clima está favorável e existe consenso em torno da matéria. O projeto tramita a nove anos e já foi alvo de apreciação da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado (CCJ). Para Renan Calheiros, o projeto já foi bastante discutido e é um anseio dos jovens a sua aprovação.

O projeto será apreciado nesta quarta-feira (27), pela manhã na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), presidida pelo senador Waldemir Moka (PMDB/MS), que, durante a audiência, garantiu o consenso em torno da sua aprovação na CAS.

No entanto, a matéria depende ainda de apreciação de três Comissões (Educação, Meio Ambiente, e Direitos Humanos). O presidente Renan Calheiros disse que caso haja entendimento entre os presidentes dessas comissões deve ser apresentado um requerimento de urgência dos lideres partidários para que a matéria vá direto para o plenário.

O líder do PMDB, senador Eunício Oliveira (PMDB/CE), presente a audiência, anunciou apoio ao requerimento e garantiu a primeira assinatura para a urgência. O projeto também tem o apoio do presidente nacional do PMDB senador Waldir Raupp (PMDB/RO), que também fez parte da reunião com o presidente Renan Calheiros.

Participaram da audiência o secretário-geral da Juventude do PMDB, Bruno Júlio; a vice-presidente agremiação no Nordeste, Mellina Freitas; a presidente no Rio de Janeiro, Jéssica Ohana; em Roraima, André Amaral; e o presidente da associação dos vereadores do Rio Grande do Sul, Rafael Braga.

 

Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado