Renan defende celeridade na votação de projetos de acessibilidade e comenta sobre reforma eleitoral

Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado - Segunda-feira, 8 de Abril de 2013
08/04/2013 00h00

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), anunciou em pronunciamento, nesta segunda-feira (8), no Plenário, o plano de adequação dos prédios do Senado Federal, como continuidade do Programa de Acessibilidade e Valorização da Pessoa com Deficiência. Sinalização especial para deficientes visuais, planta baixa tátil para o uso de bengalas e placas identificadoras em braile são algumas das medidas que serão implementadas nos próximos meses.

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) pediu apoio para aprovação de um projeto de sua autoria, que obriga as escolas públicas a disponibilizarem a todos os jovens e adolescentes, que tiverem interesse, o aprendizado de libras. "Esse projeto está há muitos anos parado no Senado. Fazemos tanto esforço para aprender inglês, francês, por que não aprender também libras, que é um idioma, uma maneira de se comunicar?", questionou o senador Cristovam Buarque. 

Renan Calheiros assumiu o compromisso de acelerar a votação desse e de todos os outros projetos de acessibilidade em tramitação na Casa e elogiou a iniciativa dos senadores ao propor leis que beneficiam as pessoas com deficiência. Entre eles, a proposta de criação do Estatuto da Pessoa com Deficiência, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS) e a proposta de lei que institui a doação de cão-guia aos deficientes visuais, de autoria do senador Gim Argelo (PTB-DF). 

Para o senador Pedro Taques (PDT-MT), ao valorizar a pessoa com deficiência e garantir a acessibilidade, o presidente Renan Calheiros (PMDB-AL) contribui com a democracia. "Democracia é sinônimo de oportunidade e Vossa Excelência está dando oportunidade a outros brasileiros que, por vários motivos, se vêem excluídos de acesso, de informação. Parabéns pelas medidas adotadas", elogiou Pedro Taques. 

Segundo Renan Calheiros, esse trabalho é esforço de todos os senadores. "É muito importante que possamos colocar esse tema na Ordem do Dia, pautando projetos que tratam desse assunto e dessa forma resgatar dívidas, compromissos com a própria sociedade brasileira", ressaltou Renan.

Combate à Corrupção Eleitoral

O presidente do Senado também registrou a visita de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, que estiveram em seu gabinete na tarde desta segunda-feira (8). Ele recebeu as propostas de mudanças nas regras relacionadas ao financiamento de campanhas eleitorais. 

O senador comentou sobre a proposta referente à internet e às redes sociais. Segundo ele, as entidades recomendaram que essas mídias sejam utilizadas como instrumento de diálogo do candidato. "A internet foi utilizada, pela primeira vez, no plebiscito do desarmamento, proposição de minha autoria, e foi um veículo muito bem recebido pela população, até mesmo para o acompanhamento dos gastos de campanha. Essa é uma forma de aumentar a transparência no processo eleitoral", afirmou o presidente.

Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado