Renan discute Lei da Mediação com especialista norte americano

Nesta quinta-feira (25), o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), recebeu a visita do deputado Moroni Torgan (DEM-CE) com o juiz da Corte de Apelação dos Estados Unidos, Wallace Clifford, especialista em mediação jurídica, para debaterem sobre a implantação do sistema no Brasil.
25/02/2016 14h20

Juiz da Corte de Apelação dos EUA Clifford Wallace, Dep. Moroni Torgan. Foto: Jane de Araújo

Nesta quinta-feira (25), o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), recebeu a visita do deputado Moroni Torgan (DEM-CE) com o juiz da Corte de Apelação dos Estados Unidos, Wallace Clifford, especialista em mediação jurídica, para debaterem sobre a implantação do sistema no Brasil, pautado nos exemplos obtidos no país norte-americano.

O deputado Moroni Torgan lembrou que o instituto da mediação foi aprovado recentemente pelo Congresso Nacional e já está em prática no Brasil. “O juiz Wallace é um dos maiores especialistas de apelação da Corte norte-americana, especialmente no direito civil, e veio colocar-se à nossa disposição para compartilhar experiência e conhecimento, porque estamos começando a implantar o instituto da mediação. O senhor Wallace é um especialista e já atuou em vários países na implantação desse instituto”, disse Moroni.

O juiz Wallace disse que a mediação é um instituto muito importante e pode desafogar o grande número de ações existentes na justiça brasileira. “Eu tenho uma grande preocupação com o número de casos existentes na justiça brasileira. A legislação sobre mediação foi um importante passo para ajudar a justiça brasileira. Espero que, da mesma forma que a mediação, sejam implementadas novas ideias para ajudar o judiciário. ”

Segundo o jurista norte-americano, nos Estados Unidos, o processo de mediação é combinado com um processo de gerenciamento de casos, que acompanha não apenas o juiz na resolução dos processos, mas também os advogados. “Essa nova maneira de fazer mediação une as pessoas envolvidas no processo e acelera o tempo de duração dos casos”, defendeu Wallace Clifford.

O presidente do Senado, Renan Calheiros, se colocou à disposição para realizar uma verificação do uso da mediação na justiça brasileira. “Eu fui ministro da Justiça e sei que este é um instituto muito importante. Eu tive a honra de ser o presidente do Senado quando aprovamos esse importante instituto”, disse Renan.

A Lei da Mediação foi aprovada no Brasil em junho de 2015 e entrou em vigor em dezembro do mesmo ano.