Renan conclui votação da MP dos Portos e recebe elogios dos senadores pela condução dos trabalhos

Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado - Quinta-feira, 16 de Maio de 2013
16/05/2013 00h00

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), anunciou o resultado da votação da MP dos Portos, aprovada com 53 votos a favor, sete contra e cinco abstenções, pouco mais de sete horas após o início da discussão da matéria no Plenário. Para o presidente, o projeto é de extrema importância para o país e, por isso, a votação era inadiável. "Realizamos essa votação em nome da modernidade, da geração de emprego e renda, da atração de investimentos, da competitividade e do desenvolvimento econômico do país. Esse era um projeto muito esperado por todos os brasileiros", ressaltou.

Iniciada logo após a matéria ser aprovada na Câmara dos Deputados, a sessão foi encerrada antes das 20h, após a promulgação do resultado da votação. A MP perderia a validade à meia noite desta quinta-feira (16). O presidente do Senado, Renan Calheiros, reiterou o compromisso de, a partir de agora, só receber medidas provisórias da Câmara, no mínimo, sete dias antes de perder a validade. "A partir de hoje, enquanto eu for presidente desta Casa, nenhuma outra medida provisória que chegue com prazo de validade menor que sete dias será apreciada pelo Senado. Em momento algum eu permitirei que o regimento e a oposição sejam atropelados", afirmou.

Após a conclusão da votação, Renan Calheiros foi elogiado pelos senadores pela condução dos trabalhos que, segundo os parlamentares, foi "democrática e respeitosa".

Senador Eduardo Lopes (PRB-RJ)
"Todos tiveram a oportunidade de falar. Governo e oposição tiveram a oportunidade de se manifestar. Fica aqui, então, a palavra que foi firmada no início da sessão: nenhuma MP será votada mais aqui que não tenha o prazo de sete dias. Nós confiamos e acreditamos nessa palavra e nessa promessa. Parabéns pela condução dos trabalhos".

Senador Clésio Andrade (PMDB-MG)
"Quero parabenizar o presidente pela decisão de que todas as medidas provisórias terão um prazo de sete dias para serem analisadas. Isso é uma valorização muito importante para a Casa. E também pela decisão de colocar esta MP em votação hoje. Esta Medida dos Portos é o início desse processo que há 15 anos foi interrompido".

Senador Waldemir Moka (PMDB-MS)
"Sr. Presidente, eu quero dizer que hoje, tenho certeza, foi um dia difícil para V. Exª, que esteve aqui, mas, com equilíbrio possibilitou um debate tranquilo. Todos puderam argumentar e quem ganhou com isso foi o País".

Senador Vital do Rêgo (PMDB-PB)
"V. Exª teve a responsabilidade, como presidente da Casa, na diligente direção deste trabalho, e procurou, nestas tantas horas a partir das 11 horas da manhã, oferecer de forma serena e democrática a palavra a todos os oradores que queriam expressar os seus pontos de vista. Foi V. Exª que nos deixou, neste momento, com o sentimento do dever cumprido com o Brasil, porque a causa é nobre".

Senador Eunício Oliveira (PMDB-CE)
"V. Exª foi impecável, republicano. V. Exª foi mais do que eu imaginava que pudesse. Além da paciência de ouvir cada senador, V. Exª deu oportunidade a todos aqueles que pediram a palavra. V. Exª foi, no dia de hoje, excepcionalmente o presidente que honra esta Casa do Senado Federal. V. Exª mostra, ainda, a todos os trabalhadores e a todo o Brasil que essa Medida Provisória também contempla aqueles que labutam no dia a dia, especialmente nesta área. Parabéns pela condução dos trabalhos."

Senador Eduardo Braga (PMDB-AM)
"Sr. Presidente, quero agradecer a V. Exª e parabenizá-lo. V. Exª mostrou ao Brasil, no dia de hoje, como podemos conduzir uma sessão polêmica, uma sessão complexa, porque tínhamos diante de nós o desafio de dar uma resposta à nação brasileira. V.Exº o fez com absoluta tranquilidade, sem negar, em momento algum, o contraditório, sem negar, em momento algum, o direito de expressão das minorias e fez o mais transparente e o mais sereno de todos os nossos momentos aqui no Senado.

Quero, portanto, cumprimentar V. Exª pela condução brilhante dos trabalhos no dia hoje e o faço em meu nome, em nome da liderança do Governo e – tenho certeza – em nome da grande maioria dos senadores e senadoras desta Casa".

 

Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado