Renan comemora recuo da inflação devido à energia mais barata

Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado - Sexta-feira, 8 de Março de 2013
08/03/2013 00h00

O presidente do Senado, Renan Calheiros, comemorou o recuo da inflação em fevereiro, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) apresentou variação de 0,60% em fevereiro, recuando 0,26% em relação ao de janeiro. De acordo com o IBGE, a redução na conta de luz foi a principal razão da desaceleração dos preços.

No ano passado, o governo enviou ao Congresso a medida provisória 579/12, prevendo redução de encargos na conta de luz. O objetivo principal é estimular o crescimento do país com a retomada, sobretudo, da atividade industrial, fortemente impactada pelo preço da energia. O texto aprovado pelo Congresso foi relatado pelo senador Renan Calheiros, que aperfeiçoou o projeto, e incluiu diversas sugestões, como a incorporação da indenização das concessionárias, cujos investimentos não estavam sendo amortizados. 

Em Ouro Branco, municipio alagoano, onde participou da inauguração de uma agência do INSS, Renan comentou a queda da inflação. 
- O alívio na conta da luz faz bem para o bolso do trabalhador e para as contas do governo, que tem de manter a inflação dentro da meta. Precisamos ter coragem e propor novas desonerações para ajudar o país na retomada do crescimento - afirmou o presidente do Senado, Renan Calheiros.

Tags: presidente; Senado; Renan; Calheiros; Congresso; inflação; recuo; fevereiro; conta; luz; projeto; relator 



Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado