Renan comemora os 60 anos de criação da Petrobrás

Em plenário, Renan Calheiros, lembrou a decisão do presidente Getúlio Vargas que na década de 50, assinou a lei para criar a Petróleo Brasileiro S.A.
07/10/2013 14h05

Renan comemora os 60 anos de criação da  Petrobrás - Foto: Marcos Oliveira

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), participou nesta segunda-feira, (7) da Sessão  Solene do Congresso Nacional para comemorar os 60 anos da Petrobrás. Em plenário, Renan Calheiros, lembrou a decisão do presidente Getúlio Vargas, que na década de 50, assinou a lei para criar  a Petróleo Brasileiro S.A. Com a iniciativa, Vargas assegurou que a Petrobrás fosse  a única empresa responsável pela  pesquisa, refino e transporte do petróleo no território nacional.

Durante a sessão - que contou com a presença do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão -, Renan Calheiros ressaltou  o trabalho de  exploração da Petrobrás em águas profundas, que garantiu o aumento da produtividade do óleo para o Brasil. “Atualmente a Petrobras abastece quase todo o mercado brasileiro e é mundialmente respeitada pela sua atuação em aplicação de tecnologia, desenvolvimento e produção em águas profundas.”, destacou Renan.

Renan comemora os 60 anos de criação da  Petrobrás - Foto: Marcos Oliveira

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), enfatizou  ainda o impacto que a descoberta do pré-sal terá para a melhoria do  futuro do país.  “A Petrobrás foi forjada pelo povo brasileiro e as riquezas naturais do passado e, do futuro, o Pré-Sal,  serão revertidas prioritariamente para sociedade ”, explicou Renan. “Com o a colaboração de todos os poderes, entre eles o Legislativo, conseguimos driblar estes conflitos, destinando os royalties do pré-sal para Educação e Saúde. A descoberta, que, tenho certeza, será bem administrada, vai assegurar milhões de empregos, renda, investimentos, além do crescimento das indústrias naval e petroquímica”, concluiu Renan.