Renan comemora o licenciamento para o Estaleiro de Coruripe

Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado - Terça-feira, 16 de Julho de 2013
16/07/2013 15h15

O licenciamento prévio para o Estaleiro de Coruripe, em Alagoas, por parte das autoridades ambientais, foi saudado hoje no plenário pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). A medida confirma que o empreendimento tem viabilidade ambiental. "É o atestado de que são corretas as ações previstas no projeto para mitigar o impacto ambiental da construção e operação do estaleiro. Isso iguala Alagoas com os outros estados do Nordeste que obtiveram licenças para a instalação de estaleiros", comemorou Renan.

O Estaleiro de Coruripe é um mega empreendimento que envolve investimentos da ordem de R$ 2 bilhões e a geração de cerca de 10 mil postos de trabalho, entre empregos diretos e indiretos. A nova área escolhida para a implantação do estaleiro proporciona menos interferência nas atividades dos pescadores, e também nas dos catadores e marisqueiros nos manguezais da região.

"Neste momento o Brasil precisa de investimento e Alagoas precisa ainda mais. São investimentos suficientes para transformar o perfil sócio econômico do estado. São dois milhões de metros quadros, fabricação de três navios, com sete mil metros, e duas plataformas de óleo por ano. Tudo isso significa emprego, melhorias em infraestrutura e melhor condições de vida para população", disse Renan.

De acordo com Renan, as bancadas dos deputados e dos senadores alagoanos muito se empenharam para viabilizar a obra. "Foram inúmeras as reuniões e encontros a com as autoridades competentes para permitir o licenciamento do empreendimento", disse. Durante o pronunciamento, o presidente do Senado lembrou-se do compromisso feito anteriormente de que se empenharia junto ao presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, senador Vital do Rego, para dar caráter de urgência ao PL 60, que trata da carreira dos funcionários dos institutos ambientais. "Trata-se da afirmação de um compromisso feito durante os debates sobre o estaleiro e que agora estou honrando", reforçou Renan.

 

Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado