Renan comemora aprovação do projeto que regulamenta a profissão de vaqueiro

“Hoje é um dia muito importante para o Senado, vamos fazer um resgate histórico a figura do sertanejo.”
24/09/2013 18h20

Mais de 100 vaqueiros estiveram nesta terça-feira (24) com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Vestidos com gibão, botas, luvas e chapéu de couro, eles vieram de vários estados do nordeste como Alagoas, Bahia, Pernambuco e Piauí para acompanhar votação do projeto que regulamenta a profissão de vaqueiro. O ofício é dos mais antigos e existe no Brasil desde 1500, quando é possível encontrar os primeiros registros de trabalhadores responsáveis pela lida com o gado.

Hoje o vaqueiro faz parte da cultura do sertão, mas por falta de qualquer legislação, eles não  possuem nenhuma proteção social e trabalhista. Para rever a situação, desde 2011, o Congresso discute o projeto de lei de autoria dos ex-deputados federais baianos Edgar Mão Branca e Edson Duarte, que regulamenta a profissão de vaqueiro. A proposta estabelece direitos trabalhistas e previdenciários e garante a categoria o pagamento de seguro de vida e de acidente de trabalho.

Linha Pontilhada
Logo Rádio Presidência Renan comemora aprovação do projeto que formaliza profissão de vaqueiro
Linha Pontilhada

“Hoje é um dia muito importante para o Senado, vamos fazer um resgate histórico a figura do sertanejo. O vaqueiro é um herói do nosso sertão, um patrimônio cultural do Brasil e do nordeste”, disse Renan.

.. ..

Emocionados, alguns vaqueiros contaram ao presidente do Senado Renan Calheiros, as dificuldades sofridas com a falta de regulamentação da profissão. “Estamos realizando um sonho. É o reconhecimento de uma luta diária”, disse o vaqueiro José Lúcio.

Plenário

Logo depois do encontro, o projeto foi aprovado no plenário da Casa. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), antecipou que vai pedir a presidente da República Dilma Rousseff  a sanção imediata da matéria.

Vitória de vaqueiros e artistas é destaque da semana no Senado - Foto: Jonas Pereira