Renan comemora Alagoas como Zona Livre de Aftosa com Vacinação

“Hoje, 6 de setembro de 2013, foi virada uma página na história da agropecuária de Alagoas”
06/09/2013 17h40

“Hoje, 6 de setembro de 2013, foi virada uma página na história da agropecuária de Alagoas”, comemorou o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), na cerimônia que oficializou a certificação de que o Estado é zona livre de aftosa com vacinação. O ato de assinatura da Instrução Normativa, que abre as barreiras sanitárias nacionais para Alagoas e que persistiam há mais de 14 anos impedindo a comercialização de carne, contou com participação do ministro da Agricultura, Antônio Andrade; do governador Teotonio Vilela Filho e do vice José Thomaz Nonô, além de centenas de criadores alagoanos. No seu discurso, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), ressaltou o “imenso esforço conjunto” dos prefeitos do Estado e de todos os criadores alagoanos de vacinar o rebanho bovino e bubalino em todas as campanhas.

Renan comemora Alagoas como Zona Livre de Aftosa com Vacinação

“É o primeiro passo. É evidente que é o primeiro passo, mas a simples declaração de Alagoas zona livre de aftosa com vacinação, significa dizer que nós estamos nos preparando mesmo, firmemente, para alcançarmos o passo definitivo que é a declaração de zona livre de aftosa”, ressaltou. Renan se lembrou da participação de todos – governos anteriores, secretários, e ministros da Agricultura - que contribuíram para êxito alcançado pela agropecuária alagoana.

Atuação no Congresso Nacional

De acordo com o presidente Renan Calheiros, a sua presença na Presidência do Congresso Nacional tem, além da responsabilidade de comandar o Parlamento brasileiro, o significado de resolver problemas e de ajudar no que for possível no desenvolvimento de Alagoas. Na oportunidade, Renan anunciou que um dos entraves que mais afligem o setor agropecuário está com data marcada para ser solucionado. “O endividamento dos agricultores nordestinos, principalmente daqueles que têm suas dívidas securitizadas, vai ser resolvido com a apreciação, pelo Congresso, dos vetos da presidente Dilma. A votação será no próximo dia 17”, adiantou. “O Congresso Nacional, o Senado federal especialmente tem feito a sua parte. Nós votamos naquele esforço concentrado mais de 20 matérias que já foram sancionadas. Outras 20 matérias estão indo para a Câmara dos Deputados”, disse.

Renan comemora Alagoas como Zona Livre de Aftosa com Vacinação

Compromissos em Alagoas

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), informou ainda em seu discurso aos alagoanos dos seus compromissos no Estado. Amanhã, 7 de setembro, vou a Batalha, participar da Cavalgada de Batalha. Na segunda-feira vou à Arapiraca, verificar o andamento das obras de calçamento, de pavimentação.