Renan participa de assinatura de Decreto e comemoração ao dia do Radialista

O presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB-AL), participou nesta quinta-feira (7), da cerimônia da Assinatura do Decreto para Migração de Rádios AM para FM.
07/11/2013 11h20

Renan Calheiros participa de assinatura de Decreto e comemoração ao dia do Radialista - Foto: Jane de Araújo

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), participou nesta quinta-feira (7), da cerimônia da Assinatura do Decreto para Migração de Rádios AM para FM. O objetivo é melhorar a qualidade do áudio das transmissões de rádio com menos ruídos e interferências, e possibilitar o alcance via telefones celulares e tabletes por meio da internet.

A mudança atende a uma antiga solicitação dos radiodifusores e o setor espera que as rádios AM recuperem a audiência. Essas emissoras foram prejudicadas não só por causa da interferência no sinal de transmissão, mas também porque não podem ser sintonizadas por dispositivos móveis, como celulares ou aparelhos mais modernos.

A faixa FM possui cobertura com maior qualidade de transmissão, o que explica o gradual desinteresse na continuidade da prestação do serviço de AM. Atualmente 1.772 emissoras operam na frequência AM em todo o Brasil e estão divididas de acordo com o alcance: local, regional ou nacional.

Renan Calheiros participa de assinatura de Decreto e comemoração ao dia do Radialista - Foto: Jane de Araújo

De acordo com o Ministério das Comunicações, as emissoras terão prazo máximo de um ano para solicitar a mudança da frequência de AM para FM e, depois da autorização, elas poderão continuar operando nas duas faixas por um período de cinco anos, até a migração definitiva. A presidente Dilma Rousseff afirmou que “o rádio foi o eixo da integração da cultura e da identidade nacional”.  A assinatura do decreto foi escolhida no dia em que se comemora o Dia do Radialista.